O curso de Elaboração e Gestão de Projeto, ministrado pelo professor João Arantes teve inicio em 07/08/2018, desde então várias tarefas foram realizadas e ao decorrer da realização do nosso projeto algumas lições foram aprendidas.
- Na visita: Durante a primeira e segunda semana do projeto, entramos em contato com a instituição para agendarmos uma possível visita, também contamos sobre nossa proposta e eles aceitaram. No dia 24/08/2018 visitamos a unidade da Instituição Herdeiros do Futuro localizada no bairro do Capão Redondo e conversamos com alguns funcionários para entender melhor o funcionamento da ONG e suas principais necessidades em relação ao projeto que estamos desenvolvendo. Com a visita conseguimos percebemos que a Instituição, apesar de simples, faz um trabalho que beneficia muitas crianças e que a sala de jogos vai ajudar a tirar as crianças das ruas, como uma forma de atrativo para manter as crianças na organização, além de também buscar um público não somente infantil, mas também jovem.
Na visita, entendemos que há uma esperança na gente e no nosso projeto, vimos pelo entusiasmo dos funcionários em nos receber no lar, isso nos motivou a buscar mais forças para continuar o projeto, mesmo que muitas vezes fosse difícil de continuar. Houve desânimos, por conta de desentendimentos e conflitos, que foram resolvidos e devidamente trabalhados com nossa própria empatia e vontade de ajudar.
- Organização: Algumas ferramentas apresentadas em sala de aula nos ajudaram a deixar a organização do projeto mais precisa e eficaz. A Matriz de Responsabilidades e o WBS, por exemplo, melhoraram a distribuição de tarefas e o acompanhamento das atividades semanais. Voltando um pouco no tópico sobre os conflitos, na organização tivemos algumas divergências de ideias, como por exemplo, a ideia da rifa inicial que veio a mudar com a nossa parceria. Não conseguimos definir as rifas muito bem e estávamos muito atrás, entretanto, a busca por parcerias e os diversos contatos que fizemos, nos fez aumentar nosso repertório no que se refere a inter-relação pessoal e comunicação social. Com este ponto praticamente resolvido, a relação entre os meios do grupo veio a melhorar também, o que nos fez compreender melhor o funcionamento de uma gestão de pessoas. Também nos fez respeitar melhor os prazos e vimos a importância de sua definição e seu cumprimento.
- Arrecadação de capital: A princípio, durante as primeiras semanas, estávamos sem perspectivas de arrecadação de verbas para a realização do projeto. O professor nos orientou a entrar em contato com empresas em busca de doações e em um desses contatos conseguimos uma parceria com a Sigma Treinamentos. Com isso, conseguimos uma doação de R$300, além de disponibilização de cursos de Excel avançado e VBA para podermos rifar. A partir disso, começamos as vendas de nossas rifas, buscando o nosso ciclo de amizade dentro e fora da universidade e também ampliando-o. Buscamos doações de diversas empresas, de grande porte, como Walmart, Magazine Luiza e Procopio Sports à empresas menores como padarias e mercados de bairro, além de doações por site de vaquinha e doações do próprio ciclo de amizade dos integrantes.
Por fim, a partir dessas fontes, conseguimos um total de R$1.102,50. Com esse valor, conseguiremos comprar a mesa de ping-pong e seus kits; os 3 puffs; e as telas de proteção.
Os itens serão entregues na primeira semana de dezembro, esperamos atender as demandas da instituição e principalmente trazer felicidade as crianças que utilizarão o espaço e que poderão através do esporte e divertimento, buscarem saídas para o status de vulnerabilidade social em que vivem.