Os pré-projetos serão transformados em projetos. Isso será feito acrescentando-se, no desenvolvimento, os procedimentos metodológicos necessários à elaboração do gênero textual escolhido pelo grupo. Eles descrevem quando, como e com quais ações cada objetivo será realizado. Também será acrescentado um cronograma de atividades, que servirá para organizar o trabalho do grupo no tempo disponível para a realização. Em forma de quadro, o cronograma é uma representação gráfica e sintética das ações necessárias à elaboração do gênero escolhido pelo grupo.
A finalidade comunicativa será apresentar um programa de trabalho para a elaboração do gênero jornalístico escolhido pelo grupo. O projeto tem orientação para o futuro. Essa finalidade comunicativa será alcançada por meio da linguagem técnico-científica, que se manifestará em seções específicas, conforme se vê adiante.
Introdução
Serve para apresentar a ideia central do projeto e justificar a sua realização. Geralmente, é uma seção curta, já apresenta alguns dos conceitos centrais e precisará, portanto, fazê-lo mediante o recurso à citação (direta e indireta). No projeto, a introdução é chamada "Justificativa". Algumas das frases do resumo já terão apresentado um início da justificativa, haverá, portanto, repetições naturais.
Essa parte de um projeto contém um elemento central: os objetivos. Uma vez apresentado o principal objetivo, aparecem os objetivos específicos. De certa maneira, pode-se dizer que os objetivos específicos são os passos intermediários necessários para se alcançar completamente o objetivo principal.
Dada a proposição dos objetivos, "Justificativa" assume a função comunicativa de explicar ao leitor (geralmente um avaliador) as razões pelas quais a proposta é útil, necessária e viável em sua execução.
Desenvolvimento
Em continuação aos conceitos brevemente apresentados na "Justificativa", o desenvolvimento contém a fundamentação teórica, ou seja, a explicação científica para o fenômeno a ser apresentado, além, é claro, das demais informações que se deseja comunicar no texto da revista. Nesta seção, apresenta-se e explica-se, do ponto de vista conceitual, o que já se conhece a respeito do tema a ser comunicado por meio do jornalismo científico. Essa parte do desenvolvimento será ampliada e aprofundada quanto o pré-projeto for transformado em projeto.
Com parte do desenvolvimento, será acrescentada a seção "Procedimentos metodológicos". Pode-se dizer que os procedimentos metodológicos são comparáveis ao gênero receita culinária. Eles apresentarão os ingredientes necessários e o modo de fazer do gênero textual escolhido pelo grupo. Os procedimentos metodológicos retomam os objetivos e explicam o modo pelo qual cada um deles será realizado.
Porém, há uma diferença fundamental: enquanto uma receita culinária apresenta instruções a serem executadas pelo leitor (ordens), os “Procedimentos metodológicos” são instruções e atividades para os próprios autores do projeto (promessas), os responsáveis por realizá-las no futuro.
O “Cronograma” é uma forma de organizar graficamente as ações descritas nos “Procedimentos metodológicos”. Para montá-lo, o grupo levará em conta o tempo previsto para o 3o Bimestre (janeiro e fevereiro), conforme o Calendário Letivo. Ao final do 3o Bimestre, o trabalho do grupo deverá estar pronto para a avaliação.
Conclusão
Os projetos não apresentam uma conclusão. O mesmo ocorrerá, portanto, com o pré-projeto. Isso acontece por causa de sua própria finalidade comunicativa: já que eles descrevem uma série de ações futuras, as conclusões ainda não foram alcançadas.
Em síntese, a estrutura do projeto ficará assim:
Título
Resumo
Palavras-chave
Articulação com outros grupos
(Introdução)
Justificativa
Objetivos
(Desenvolvimento)
Fundamentação teórica
Procedimentos metodológicos
Cronograma
(não tem Conclusão... mas pode apresentar as expectativas)
Referências
O projeto é um gênero curto. Afinal, trata-se de apresentar objetivamente uma atividade a ser realizada.
A meta é escrever entre 1.400 a 1.700 palavras.
Dicionário Caldas Aulete (Gramática e Dic. analógico)
VOLP: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
Este documento serve apenas para consulta, por isso, está compartilhado apenas em modo visualização, que não permite edições. Cada grupo já tem seu documento para edição.