Os relatórios de leitura esperados nesta fase do projeto Energia & Meio Ambiente são textos que integram o discurso científico e têm a finalidade de apresentar os fundamentos centrais do tema a que se dedicam a um público específico: a comunidade escolar (alunos e professores, no mínimo).
Para alcançar esse propósito, os relatórios precisam selecionar, sintetizar e organizar informações provenientes de diversos outros textos de caráter científico. E precisam fazê-lo usando a linguagem científica adequada a seu público leitor. Não são feitos de cópias dos textos fontes. Ao contrário, eles precisam usar as formas de citação (direta e indireta) adequadas à apropriação da palavra alheia.
O relatório será o resultado de leituras e anotações de diversos textos publicados em momentos diferentes: alguns estão mais atualizados, outros, nem tanto. A atualidade das informações precisa ser considerada e ajustada. Afinal, não podemos considerar equivalentes textos publicados em datas diferentes. Cada documento reflete sua época e se constitui com base nas informações disponíveis até o momento de sua publicação.
O relatório é uma síntese de informações fundamentais: não pode ser muito extenso, ou não será uma síntese; não pode ser muito curto, ou não conterá as informações fundamentais. Pensando neste equilíbrio e considerando os materiais selecionados para cada tema, estabelecemos uma meta bastante flexível: o relatório apresentará entre 1.400 e 1.700 palavras. Com todos os seus elementos, um relatório não poderá ter menos que 1.400 palavras, nem mais que 1.700.
Título
Resumo
Palavras-chave
Introdução
Apresentação do tema e das perspectivas com que será tratado
Desenvolvimento
Seleção e organização das informações provenientes dos textos base
Planejar em forma de esquema
Conclusão
Considerações finais
Referências bibliográficas
Dicionário Caldas Aulete (Gramática e Dic. analógico)
Referências bibliográficas, mecanismo MORE
Uso da vírgula
VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa