Com as mudanças impostas pelo ERE, o objetivo geral do projeto Energia & Meio Ambiente passa a ser a publicação de revistas de divulgação científica. Conforme sabemos, as revistas são suportes para muitos gêneros discursivos diferentes: notícias, reportagens, infográficos. Quando em suporte digital, há também possibilidades tais como vídeo animação e podcast entre outros.
Em uma revista, a reportagem é o principal gênero discursivo. Assim, as escolhas temáticas se organizam, em primeiro lugar, para alcançar esse gênero. A partir daí, outros gêneros surgem no interior das reportagens (infográficos ou vídeo animação, por exemplo) a fim de explicar em mais detalhes processos e relações mais específicos.
Ainda outros gêneros (notícias, artigos de opinião, entrevistas etc.) focalizam temáticas próprias e constituem a revista de divulgação científica.
Em levantamento preliminar, identificamos doze recortes temáticos abaixo, todos em âmbito local e que podem ser explorados nas atividades do projeto. Certamente, cada aluno poderá conhecer um tema ainda não identificado e explorá-lo com sua equipe de trabalho. Os critérios são simples: abordar a temática geral energia e meio ambiente, tratar-se da região mais próxima ao Vale do Aço.
Seguem os temas preliminarmente selecionados:
Uso de cascas de eucalipto em alimentação de caldeiras (Vitalidade)
Uso de cascas de eucalipto em termelétricas de pequeno porte (CENIBRA)
Aterro sanitário: captação e uso de metano em termelétricas
Instalação de biodigestores em pequenas propriedades rurais
Caracterização do biodigestor do Centro de Educação Ambiental Oikós
Hidrelétricas de pequeno porte: Usina Sá Carvalho (Antônio Dias/MG)
Caracterização do mercado de energia solar no Vale do Aço
Implantação de energia solar em unidades do CEFET-MG
Implantação de energia solar em unidades do IFMG
Sistemas locais de cogeração e distribuição de energia elétrica
Produção e uso do carvão vegetal em Minas Gerais
Projetos para geração eólica em Minas Gerais: CEMIG
Obviamente, apenas os doze temas sugeridos acima são insuficientes para a criação de três revistas diferentes, uma para cada turma. Por isso, outras abordagens são necessárias e precisam ser propostas de acordo com a realidade local e com os critérios do projeto.
Por outro lado, apenas como exemplo, que sempre pode variar em suas combinações, um tema pode ser trabalhado em profundidade por dois grupos distintos. Assim:
Tema: Uso de cascas de eucalipto em alimentação de caldeiras
Grupo A: redige a reportagem, capta de fotos, redige legendas
Grupo B: cria um infográfico, trata dados e cria gráficos
Trabalho conjunto: pesquisa de fontes, entrevistas, levantamento de dados quantitativos
Tema: Aterro sanitário: captação e uso de metano em termelétricas
Grupo C: redige a reportagem, capta de fotos, redige legendas
Grupo D: cria vídeo animação que explique ou aprofunde um tema da reportagem
Trabalho conjunto: pesquisa de fontes, entrevistas, levantamento de dados quantitativos
À semelhança dos exemplos acima, outras combinações e arranjos podem ser inventadas e propostas. O importante é que os textos resultantes sejam ricos, criativos e informativos.
Quantos? Os grupos de trabalho são compostos por três ou quatro pessoas interessadas em desenvolver ou propor uma abordagem relacionada à temática geral do projeto. Idealmente, todos os alunos integram uma equipe de trabalho.
Quem? O líder do grupo, uma, e somente uma pessoa, responderá ao formulário de composição dos grupos.
O que acontece se mais de uma pessoa responder ao formulário? Uma nuvem fétida de metano cairá sobre a cabeça dessa pessoa, que precisará sair correndo em direção a uma área de preservação ambiental.
Como? Por ordem de chegada das respostas, os temas serão atribuídos conforme forem sendo escolhidos pelos líderes de grupo. É claro que haverá conflitos nesta parte. Não é fácil resolvê-los com justiça e equanimidade. Todos precisamos de maturidade, mansidão e boa vontade... Os professores, tentaremos da melhor maneira possível acomodar os interesses e curiosidades de todos, mas já sabemos que esta não é uma tarefa simples, nem terá respostas óbvias.
Como assim? Mais de um grupo pode escolher o mesmo tema? Depende. Se os dois grupos estiverem na mesma turma e quiserem fazer coisas diferentes, OK. Vejam os exemplos acima. Caso contrário, temos um problema...
Onde? Neste formulário 👇
Quando? Assim que o líder do grupo tiver as informações necessárias para enviar a resposta ao formulário 👆. Os prazos estão descritos na agenda do projeto.
A partir da data final, uma nuvem fétida de metano poderá cair a qualquer momento sobre a cabeça das pessoas, que, desesperadamente, precisarão sair correndo em direção a uma área de preservação ambiental...
E o resultado? Todos acompanharemos a organização dos grupos na seção abaixo, que será atualizada periodicamente, à medida que as respostas forem chegando. Acomodações e ajustes precisarão ser feitos para contemplar os interesses dos grupos. Conforme não é possível prever os resultados, precisaremos sempre do bom senso.