Relatos de Casos

Durantes os meses de realização do projeto, alguns animais silvestres foram recebidos na clínica Petstop Unaí pela médica veterinária Juliana Mori. Conheça um pouco sobre a chegada, os cuidados e como foi a permanência desses animais na clínica.

Periquito da Caatinga

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Ave

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Espécie: Eupsittula cactorum


O animal foi entregue pela Polícia Ambiental e recebido pela médica veterinária Juliana Mori no dia 03/11/2021 e teve sua saída para o CETRAS da cidade de Patos de Minas no dia 04/11/2021.

No exame clínico, localizou-se na região da quilha do esterno um hematoma. Para entender o que havia ocorrido, os responsáveis realizaram uma análise da região. No tórax - lado direito do membro anterior direito, foi encontrado outro hematoma, sem a presença de fratura. Foi administrado 3ml/g por kg de fluxinin, como um tratamento temporário até que o animal fosse levado ao CETRAS no dia seguinte para a realização do tratamento adequado e sua recuperação. Durante o período de permanência na clínica, o animal ficou em observação por um tempo para confirmação de ingestão de água e se apresentava algum comportamento diferente do usual. O mesmo se apresentou constante com apetite, consumindo todo alimento introduzido pelos cuidadores e ingestão normal de água.

O animal classifica-se como herbívoro, e se alimenta de frutas, flores, brotos e sementes. Sua alimentação foi à base de frutas como maçã, mamão, manga e sementes que estiveram disponíveis de forma livre.

Periquito do Encontro Amarelo

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Espécie: Brotogeris chiriri



O animal foi entregue pela polícia ambiental e recebido pela médica veterinária Juliana Mori no dia 25/10/2021. Sua transferência ao CETRAS de Patos de Minas ocorreu no dia 04/11/2021.

O animal foi encontrado em ambiente residencial e suspeita-se que tenha caído do ninho. No exame clínico não foi constatado alterações visíveis no animal, como fratura ou lesão exposta. O mesmo permaneceu em estado tranquilo e saudável, e ficou sobre cuidados ao decorrer dos dias. Durante o tempo que esteve na clínica, não foram apresentadas alterações que demonstrassem que o animal havia sofrido algum tipo de trauma ou lesão. Em sua pesagem, constou-se que ele pesava 60gr.

O animal classifica-se como herbívoro e se alimenta de frutos, sementes, flores e néctar. Banana, maçã, e manga foram as frutas usadas como base da alimentação em seu tempo de permanência, com a adição de sementes, 3 vezes ao dia. O animal teve boa ingestão de alimento e água, sua defecação foi normal ao longo dos dias, sem alteração ou aumento.

Gavião - Carijó

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Accipitriformes

Família: Accipitridae

Espécie: Rupornis magnirostris


O animal foi entregue por uma senhora chamada Amanda, moradora do município de Unaí e recebido pela médica veterinária Juliana Mori, no dia 01/11/2021. A transferência do animal para o CETRAS de Patos de Minas ocorreu no dia 04/11/2021.

O animal, encontrado na casa da Sra. Amanda, estava no chão, desnorteado e não conseguia voar. Após contato pessoal com a veterinária responsável pelos animais silvestres, foi orientado a entrega do animal na clínica, onde ele receberia os primeiros cuidados e posteriormente, seria encaminhado ao CETRAS de Patos de Minas. Realizou-se o exame clínico e não foram encontradas alterações. Suas asas estavam em perfeito estado, e não haviam lesões ou fraturas presentes em seu corpo. Durante sua permanência na clínica, o animal demonstrou estar em ótimas condições, ativo, teve uma ótima ingestão de alimento e água e a defecação não apresentou alterações.

O animal classifica-se como carnívoro, e na sua alimentação, junto aos pedaços de carne oferecidos, foi administrado ¼ de caldemix, com o objetivo de evitar o desequilíbrio nutricional e também como uma forma de reposição nutricional. Os pedaços de carne foram ofertados de forma livre, pesando em torno de 30gr.

Filhote de Lobo- Guará

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Espécie: Chrysocyon brachyurus



O animal foi encontrado em uma fazenda, entregue pela polícia ambiental e recebido pela médica veterinária Juliana Mori, no dia 01/07/2021.

No exame clínico notou-se uma perda parcial do membro torácico esquerdo e infelizmente o animal não poderá retornar à natureza. O peso inicial registrado foi de 1.950kg e sua temperatura 38,2°C. Foi realizada a tricotomia do local para a remoção do tecido necrosado e a veterinária responsável administrou meloxicam, penta biótico e dipirona, determinando o isolamento do animal para a execução de todos os cuidados necessários. Felizmente o animal apresentou-se saudável e respondeu de forma positiva ao tratamento.

Veado - Catingueiro

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Cervidae

Espécie: Mazama gouazoubira




O animal foi encontrado atropelado na pista, entregue pela polícia ambiental e recebido pela médica veterinária Juliana Mori, no dia 09/10/2020.

Durante o exame clínico foi observado uma fratura na pelve do animal. Exames de imagem (ultrassom e raio-x) foram realizados para um melhor entendimento do caso e constatou-se que o animal havia parido recentemente. A equipe de resgate, ao notificar-se da situação, foi em busca do filhote, porém não obtiveram sucesso.

Medicamentos foram administrados para o tratamento inicial do animal em conjunto à acupuntura, realizada pela médica veterinária Janne Paula. No período em que permaneceu na clínica, o animal ficou constantemente vendado para que não sofresse estresse. Apesar do ocorrido, o animal estava saudável e respondeu muito bem ao tratamento inicial até ser encaminhado ao CETRAS de Patos de Minas.

Onça Parda

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Espécie: Puma concolor





Em 20 de setembro de 2020, uma Onça Parda (Puma concolor) foi entregue a PMMA de Buritis e encaminhada PMMA de Unaí para cuidados veterinários e relocação do animal. O animal em questão foi capturado numa propriedade rural no município de Buritis, onde estava atacando o rebanho de ovinos, segundo BOS Nº 2020-045488479-001.

Os agentes militares entraram em contato com a veterinária do IEF, que prontamente se deslocou até a 16ª Companhia de PMMA de Unaí e realizou a primeira avalição do animal. Devido ao porte e a agressividade inerente a espécie em questão, a veterinária do IEF solicitou apoio a instituição parceira para melhor atendimento do animal. O animal foi conduzido até a instituição parceira e foi sedado para a realização de exame clínico, exame ultrassonográfico e demais procedimentos. Foi realizada coleta de sangue para exames laboratoriais e canulação venosa para fluidoterapia.

Constatou-se tratar-se de um macho, idoso, score corporal magro, presença de ectoparasitas (carrapatos), dentição com desgaste intenso e desidratação severa. Este foi medicado, hidratado via endovenosa e permaneceu em observação e acompanhamento da veterinária do IEF. Após 2 dias de tratamento, o animal apresentou diarreia profusa, agravando a desidratação. Diante da condição reservada desta onça, foi decidido conduzir o animal até um local com melhor estrutura para seu tratamento, sendo levado para o Zoológico de Brasília – DF, na data de 23/09/2020. (Relatório Oficial de Atendimentos Veterinários do IEF URFBio Noroeste, setembro/2020)

Tatu Peba

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Cingulata

Família: Dasypodidae

Espécie: Euphractus sextinctus




Segundo consta no relatório oficial do atendimento redigido pela médica veterinária do IEF, na data de 02/09/2020, um cidadão unaiense compareceu a 16ª Companhia de PMMA de Unaí e fez a entrega de um animal da espécie Euphractus sextinctus, conhecido como Tatu Peba.

O animal foi encontrado ferido as margens da rodovia BR- 251, recolhido e entregue na referida PMMA, fatos registrados no BOS Nº 2020-042646770-001. Os agentes da PMMA conduziram o animal até a instituição parceira para atendimento veterinário. Clinicamente o animal apresentava lesões em placas córneas na região cranial e dorsal. Ao exame ultrassonográfico foi possível identificar o sexo do animal, se tratando de uma fêmea. Este animal permaneceu sob os cuidados do médico veterinário Fernando Costa até a data de 23/09/2020, quando foi encaminhado ao Zoológico de Brasília – DF.

Macaco Bugio

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Atelidae

Espécie: Alouatta caraya




Em 20 de setembro de 2020, a PMMA foi acionada para proceder o recolhimento de um animal conhecido como Macaco Bugio ou Guariba (Alouatta caraya), Segundo consta no BOS Nº 2020-045975810- 001, o animal foi encontrado machucado em área urbana do município de Unaí, provável vítima de ataque por cães.

Os agentes militares informaram a veterinária do IEF para prestar os primeiros socorros ao animal. Esta servidora deslocou-se prontamente até a 16ª Companhia de PMMA de Unaí e realizou a primeira avalição e medicação do animal. Devido a extensão e condições das lesões, foi solicitado apoio a instituição veterinária parceira para maior suporte clínico ao animal.

Clinicamente, o animal apresentava lacerações com presença de tecido necrótico em membro posterior direito, com presença de miíase, laceração extensa em região de ombro direito com exposição óssea, fratura completa em terço distal de cauda, desidratação e prostração. Foi realizada amputação da cauda, debridamento e limpeza das feridas, retirada das larvas, curativos com pomada e aplicação de antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e fluidoterapia. As lesões do referido animal culminam em sequelas que impedem o retorno do mesmo a vida livre, uma vez que seria alvo fácil de predadores. Portanto foi decidido conduzir o animal até um local com melhor suporte.

Na data de 23/09/2020, este macaco foi conduzido até o Zoológico de Brasília – DF. (Relatório Oficial de Atendimentos Veterinários do IEF URFBio Noroeste, setembro/2020)

Agradecemos à toda equipe da clínica Petstop Unaí, ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) do estado de Minas Gerais e em especial as médicas veterinárias Juliana Mori e Juliana Ramos, pelo fornecimento das imagens e informações sobre os animais atendidos!