Você sabe o que é o ASAS?

ASAS significa Áreas de Soltura de Animais Silvestres. As propriedades rurais podem cadastrar-se junto ao IEF (Instituto Estadual de Florestas), que irá identificar se a propriedade possui condições ambientais e estrutura para recebimento e soltura de animais silvestres apreendidos, em sua maioria aves vítimas de tráfico. O cadastro de propriedades permite que estes animais sejam devolvidos ao seu ambiente natural.

As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) são propriedades rurais cadastradas pelo IEF para que possam receber animais silvestres nativos reabilitados nos Centros de Triagem e Reabilitação Animal (CETRAS) e que se encontram aptos a voltar para a natureza. Os CETRAS recebem anualmente milhares de animais vítimas de tráfico e posse irregular, em sua maioria aves. O cadastro dessas propriedades permite que eles sejam devolvidos ao seu ambiente natural com maiores chances de adaptação e sobrevivência.

Como se tornar um ASAS

Para inscrever uma propriedade rural como área de soltura de animais silvestres junto ao IEF é necessário certificar-se de que há condições de implantar um viveiro de aclimatação com no mínimo 24m². O cadastro é feito através de um link disponível em ief.mg.gov.br/fauna, onde podem ser encontradas informações mais detalhadas.

Cadastrando-se como ASAS, você estará contribuindo com a natureza de nosso país, que precisa da ajuda de todos. A agropecuária, bem como todas as atividades humanas, só pode ocorrer de forma plena se o meio ambiente estiver em equilíbrio.

Cadastre sua Propriedade como Área de Soltura