O pão é um dos alimentos mais tradicionais do mundo e, com certeza, não pode faltar à mesa de uma casa portuguesa, estando presente praticamente em todas as refeições.
Antigamente, para obter a farinha era necessário moer o milho (ou outro cereal) e para tal era necessário a força das mós dos moinhos, onde se dava a transformação dos cereais em farinha. Aqui nesta zona, os moinhos eram o ganha pão de muita gente.
Na aula de Biologia tivemos a a oportunidade de trabalhar o processo de fermentação do pão, uma das etapas necessárias antes de o pão chegar à mesa.
NOTA: Comemora-se o Dia Mundial do Pão no dia 16 de outubro.
A fermentação é um processo catabólico em que ocorre oxidação incompleta da glicose, com baixo rendimento energético. Este processo ocorre em anaerobiose (sem O2). Para ocorrer a fermentação é necessário a presença de Leveduras(Saccharomyces cerevisiae), sendo estes seres unicelulares, tolerantes à falta de oxigénio. Este processo ocorre no citoplasma em duas etapas: 1. Glicólise e 2. Redução do piruvato.
-Bacia para colocar a massa do pão
-500g de farinha
-Fermento de padeiro
-Recipiente com 0,5L de água morna
-Tabuleiro
-Papel vegetal
-Colher de chá
- Sal
1º-esvaziar na bacia os 500g de farinha e fazer um orifício no meio.
2º-colocar no orifício da farinha uma colher rasa de fermento misturado com um pouco de água juntamente com uma colher rasa de sal misturada com água.
3º-tapar o orifício com farinha e misturar um pouco. Seguidamente adicionar a água necessária até a massa ficar toda aglomerada e volta a amassar tudo muito bem com as mãos durante cerca de 7 minutos (se a massa estiver a colar muito às mãos colocar um pouco de farinha).
4º- Seguidamente, tapar bem a bacia com o papel vegetal e esperar cerca de 15 horas para que ocorra a fermentação.
5.º - Fazer pequenas bolas com as mãos e levar ao forno, a 180ºC, durante cerca de 20 minutos.