Energia nuclear

Energia nuclear ou energia atômica é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. A tecnologia nuclear tem como uma das principais finalidades, gerar energia elétrica, aproveitando-se do calor proveniente da fissão dos átomos de urânio. O urânio é um recurso mineral não renovável encontrado na natureza que também é utilizado na produção de material radioativo para uso medicinal (além da produção de armamentos como a bomba atômica).

Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica que funciona a partir do calor gerado pela fissão ( divisão ) ou fusão de átomos de urânio. O calor gerado é capaz de aquecer água e o vapor formado movimenta uma turbina gerando energia elétrica.

O processo de fusão e fissão do urânio foi descoberto no final dos anos de 1930 por pesquisadores alemães, na mesma época em que se ensaiava a segunda guerra mundial. Desta forma a energia nuclear acabou por ser adotada como arma sendo usada contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

A produção de energia nuclear é dispendiosa e por assim dizer, “suja”, em função da formação de resíduos. Entretanto, durante o seu funcionamento a usina não emite poluentes, em particular, se comparada aos combustíveis fósseis ( que poluem o meio ambiente e aceleram o aquecimento global). Outra vantagem de uma usina nuclear é que o espaço necessário para sua instalação é bem menor do que o necessário para a instalação de uma usina hidrelétrica. Além disso, ela não depende de recursos hídricos.

A favor das usinas nucleares temos ainda que o urânio, apesar de não ser um recurso renovável, está disponível em abundância na natureza. As usinas nucleares já representam cerca de 16% da energia elétrica produzida no mundo. Em alguns países a participação da energia nuclear na matriz energética já ultrapassa 40%.O Brasil possui duas usinas em operação e uma terceira em construção. A participação da energia nuclear no Brasil é muito pequena, não representando nem 2% da matriz energética.



A energia nuclear foi descoberta por Otto Hanh e Lise Meitner , entre 1938 e 1939, com observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons ( urânio 235). Mas a história da Energia Nuclear começou muito antes... o filósofo grego Demócrito de Abdera foi o primeiro na história a definir átomo como a “ a menor parte da matéria “, escrito em sua obra “ A pequena Ordem do Mundo” entre 460 aC e 370 aC quando ele faleceu.


Por ser uma fonte de energia altamente concentrada e de elevado rendimento, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética. As usinas nucleares já respondem por cerca de 16% da energia elétrica produzida no mundo. Países como a Suécia e Bélgica já tem na energia nuclear mais de 40% do total de energia produzida.

O Brasil possui usinas nucleares no litoral do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Angra dos Reis : duas em operação ( Angra 1 desde 1985 e Angra 2 desde 2001) e uma cuja obra, iniciada há 35 anos, ainda não findou e tem prazo de conclusão para 2026. Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica.


Em 1896 o físico francês Antoine-Henri Becquerel descobriu por acaso a radioatividade natural. Frédèric Galiot e Irene Curie descobriram que a radioatividade poderia ser obtida artificialmente. Depois Rutherford, Planck, Einstein ( E = mc2) e finalmente Niels Böhr ( que propõe um modelo atômico onde o átomo é divisível) abrem as portas para o conhecimento da energia nuclear.


James Chadwick em 1932 descobriu o nêutron. Com sua descoberta, Chadwick obteve um “projétil” de características ideais para causar reações nucleares assim entre 1938 e 1939, uma equipe de pesquisadores alemães descobriu a fissão nuclear. Liderados por Lise Meitner e Otto Frisch, a equipe realizou um experimento onde ao bombardear o urânio com nêutrons, ele capturou um nêutron e se dividiu em dois fragmentos. Essa reação emitiu uma grande quantidade de energia. Infelizmente esta descoberta foi feita no limiar da Segunda Guerra Mundial e foi acessada por cientistas americanos, canadenses e ingleses que deram origem ao Projeto Manhattan, este projeto permitiu aos Estados Unidos desenvolver a bomba atômica.




Energia nuclear é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos como combustíveis, uma fonte de energia altamente concentrada e de elevado rendimento, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética. Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos.