Bombas atômicas

A bomba atômica é uma arma de explosão com um poder de destruição muito grande e a sua energia é derivada de uma reação nuclear. Os cientistas Otto Hahn e Lise Meitner descobriram que ao bombardear átomos de urânio com nêutrons, o núcleo desse átomo é dividido em núcleos menores. Assim eles perceberam que essa reação poderia gerar uma grande quantidade de energia e que se ela fosse gerada de forma descontrolada poderia provocar uma explosão. Existem quatro tipos de bombas, são elas: bomba suja, bomba de nêutrons, bomba de fusão nuclear e bomba de fissão nuclear. A primeira utilizada foi a nuclear, utilizada na fase final da Segunda Guerra Mundial onde foi lançada nas cidades Hiroshima e Nagasaki no Japão.

Ela foi inventada na Segunda Guerra Mundial por causa das teorias de Albert Einstein que o levaram à construção das bombas atômicas.

Elas foram utilizadas também durante a Guerra Fria que foi um conflito político entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, China, Paquistão, Índia, Israel e Coreia do Norte são países que têm armas nucleares, mas só cinco deles podem realizar pesquisas na área, pois explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967, então eles têm esse direito. O Brasil não produz armas nucleares pois assinou o tratado TNP que impede o uso de armas nucleares. O tratado de TNP é uma forma de prevenir que armas nucleares sejam utilizadas.



Bomba suja, em termos relativos é fácil de fabricar, é conhecida como uma arma terrorista por excelência, além dos inocentes da explosão e por sua radioatividade desordenada pelo ar contamina áreas que não poderia ser mais habitada por muitos anos. Por isso é chamada de bomba suja.

Bomba de nêutrons,é produzida pelo dispositivo termonuclear pequeno. A reação de fusão é por meio de elementos como níquel ou cromo. No caso, os nêutrons criados não são sugados pelo interior da bomba, eles fogem.

Os nêutrons, têm um grande poder de destruição sobre os organismos, contém alta energia e são qualificados de atravessar tecidos vivos como nenhuma outra partícula.


Bomba de fusão nuclear, os núcleos leves de hidrogênio e hélio designam-se para produzir os elementos mais pesados e emancipar grandes quantidades de energia.

Ela é a mais temida de todos, por causa de seu domínio. Também conhecida como bomba de hidrogênio ou bomba termonuclear. Até hoje ela foi utilizada só para testes nucleares, um deles ocorreu pela União Soviética em 1961 e ficou famoso como Tsar Bomba.


Bomba de fissão nuclear, é uma bomba que desfruta de reações nucleares. A reação ocorre quando os núcleos atômicos natural do elemento urânio ou plutônio. Quando o núcleo é dissolvido, o elemento fica mais leve. A reação só é capaz a partir do bombeamento do núcleo por nêutrons.

Ao bombardear o núcleo, tem-se a construção mais neutros, eles se chocam com outros núcleos, realizando uma reação em cadeia.



Portanto concluímos que a energia nuclear feita por meio de fusão ou de fissão pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, já que o mesmo processo que alimenta uma família por 156 dias também pode destruir mais milhões de famílias ao mesmo tempo se transformado em uma grande e destrutiva bomba.

Referências bibliográficas


Fabio Sasaki. O clube atômico: quem possui a bomba nuclear. Gu’a do estudante. Publicado em 30 de Junho de 2017. Disponivel em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/o-clube-atomico-quem-possui-a-bomba-nuclear/


Rafael Helerbrock. Bomba atômica. Mundo educação. Disponivel em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bomba-atomica.htm


Victor Ricardo Ferreira. Bomba atômica. Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bomba-atomica.htm


Maurício Aurélio da Silva Santos. A história do surgimento da bomba atômica. Educação. Disponivel em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-historia-surgimento-bomba-atomica.htm