Acidentes Nucleares

Acidentes Nucleares

Acidentes Nucleares são causados em usinas nucleares ou em qualquer ambiente que utiliza a tecnologia nuclear e materiais radioativos, como em hospitais, laboratórios, e, as causas desses acidentes podem ser geradas por falhas do ser humano ou por falhas técnicas, através da liberação de produtos radioativos no meio ambiente.

A energia nuclear é formada pelas forças das cargas positivas (prótons) e partículas sem carga (nêutrons). (CARDOSO, 2012).

“Numa usina nuclear, como numa central térmica, transforma-se a energia calorífica de um combustível em energia mecânica e, esta, em elétrica. O calor produzido vaporiza a água. O vapor passa por uma turbina, que aciona um gerador, produzindo a energia elétrica.

Segundo Santos, Pinheiro, Pereira e Almeida (2020, pág 3), essa força nuclear é mais fraca em átomos massivos, ou seja, com grande quantidade de partículas, como o urânio, que possui 92 prótons. A fissão nuclear (quebra de átomos), pode ser obtida por meio do disparo de nêutrons, a colisão das estruturas causa a separação do núcleo em dois, sendo que dois ou três nêutrons também são dissipados durante o evento, colidindo com outros átomos de urânio, criando, assim, a reação em cadeia. No fim, somando-se a quantidade da massa restante, é visto que o valor é menor que o inicial, isso porque no processo da reação em cadeia ocorreu a conversão de uma pequena quantidade da massa inicial em energia (apud CARDOSO, 2012; SILVESTRE et al., 2007)

Esses tipos de acidentes podem trazer enormes desastres, como a poluição do meio ambiente e debilidade da saúde humana ou mesmo a morte, porém, a energia nuclear também traz benefícios por não gerar liberação de gás carbônico, sendo uma fonte de energia limpa.

O maior acidente nuclear da história se deu por uma falha humana e violação de procedimentos de segurança em Chernobyl, na Ucrânia em 26 de abril de 1986 e matou milhares de pessoas. Um reator explodiu, matou inicialmente pessoas que estavam próximas e o material radioativo se espalhou pela atmosfera, e a radiação foi localizada em altos níveis em muitos locais, nclusive distantes do local do acidente. O incêndio devido à explosão durou dias e os bombeiros chamados inicialmente não conseguiram apagá-lo, razão pela qual usou-se areia e boro para conter o incêndio e diminuir o lançamento do material radioativo na atmosfera.

Uma das várias conseqüências observadas em razão do acidente de Chernobyl foi o aumento da quantidade de câncer na população, como tireoide e leucemia, além de doenças psicológicas em razão da proporção do ocorrido.

Outro acidente, do grupo dos maiores desastres nucleares, ocorreu nos EUA, no ano de 1979, através de uma falha técnica que provocou um superaquecimento, a usina de Three Mile Island não chegou a explodir, pois os técnicos preferiram liberar os gases, só que devido a essa liberação, aproximadamente 25 mil pessoas respiraram esses gases e não relataram nenhuma morte. Atingiu o nível 5 da escala internacional de eventos Nucleares.

No Brasil, em 1987, na capital de Goiânia, ocorreu um acidente radioativo, ele foi causado por sucateiros que encontraram uma caixa de chumbo e levaram até um ferro velho para vender e colocaram junto com um cilindro de metal e mais uma peça, ao colocá-los juntos saíam faíscas, as quais eles acharam muito interessantes, porém, era o césio 137, um pó contaminante, que é um isótopo e emite radiações, com isso, várias pessoas foram contaminadas por terem o inalado, e, este pó também prejudicou o solo, a fauna e a flora.

Foto do acidente nuclear ocorrido em Goiânia, conhecido como “Chernobyl brasileiro” :

ortanto, o uso da energia nuclear é suspeita e mal vista, devido aos acidentes e tantos outros não citados, mas, por ser uma energia limpa, se Portanto, o uso da energia nuclear é suspeita e mal vista, devido aos acidentes e tantos outros não citados, mas, por ser uma energia limpa, se...