Investigadora Responsável
Ciência ID: 801C-F398-2CE7
ORCID ID: 0000-0003-0856-1956
Doutorada em História Moderna (Universidade do Minho, 2011) e mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa (NOVA FCSH, 1994) com dissertações referentes ao estudo do resgate dos cativos portugueses no Norte de África durante a época moderna. É investigadora integrada do CHAM - Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores. Colaborou em projetos de investigação relacionados com o estudo da presença portuguesa em Marrocos nos séculos XVI a XVIII (NOVA FCSH e UMinho) e comissariou a exposição Entre a Cruz e o Crescente - o resgate de cativos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (2018). Exerce funções no Departamento do Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa onde se tem dedicado ao estudo, transcrição e publicação de fontes documentais. Tem experiência como investigadora e trabalhos publicados nas áreas da divulgação do património arquivístico e da história da presença portuguesa em Marrocos.
Investigador Co-Responsável
Ciência ID: 7618-F11F-408F
ORCID ID: 0000-0003-2119-3684
Concluiu na Universidade do Minho o mestrado e doutoramento em História
Moderna, após ter-se licenciado no Porto (UP). Trabalha como investigador no CHAM da FCSH/Universidade Nova de Lisboa, onde é vice-diretor desde 2018, bem como gestor editorial de livros e revistas e diretor da revista AHAM, indexada em 16 plataformas (https://revistas.rcaap.pt/aham/). Membro de vários júris académicos e
arbitragens científicas, bem como revisor de revistas universitárias e outras publicações. Publicou numerosos livros, capítulos e artigos, tendo contribuído para a divulgação cultural por meio da comunicação social (televisão, jornais e ‘podcast’). Além disso, recebeu prémios e bolsas de investigação em Portugal e no estrangeiro. Os seus interesses de investigação incluem mobilidade social, multiculturalismo, história judaica, diáspora, genealogia, heráldica, estatutos de pureza de sangue, aristocracia, comércio atlântico, tabaco, monopólio, reinos ibéricos, escravatura, contrabando, magistratura, tribunais e juízes. O autor integra conselhos científicos de diversas instituições.
Ciência ID: E412-F453-E31E
ORCID ID: 0000-0002-8829-2655
Investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM). Doutorou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988), faculdade em que fez Agregação (1998). Foi professora na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Minho, e professora visitante em universidades francesas e italianas. A sua investigação centra-se em temas relacionados com a história da Expansão portuguesa (sécs. XV-XVII), nomeadamente em Marrocos e na Ásia, nas vertentes cultural, social e literária e na edição de fontes narrativas. É autora de vários livros, assim como de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Tem participado, quer como responsável quer como membro, em vários projectos de investigação relacionados com a sua especialidade.
Ciência ID: 7B1E-5C56-D49C
ORCID ID: 0000-0002-4635-4096
Rui Loureiro é doutorado em História pela Universidade de Lisboa (1995). Actualmente é professor associado do ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. É investigador do CHAM - Centro de Humanidades, um centro de investigação da Universidade Nova de Lisboa. E é também membro da Academia de Marinha. É autor de mais de uma centena de publicações académicas (incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, comunicações em actas de colóquios, etc.) sobre a história das relações de Portugal e Espanha com os mundos extra-europeus nos séculos XVI e XVII. Tem-se também dedicado à edição de textos portugueses e espanhóis desta época sobre o mundo asiático.
Ciência ID: 4017-C099-5A8E
ORCID ID: 0000-0002-8543-1111
Paulo Catarino Lopes é Investigador Integrado do Instituto de Estudos Medievais
(IEM) e Investigador Associado do CHAM – Centro de Humanidades, ambas Unidades de Investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), instituição na qual obteve os graus de Mestre e Doutor em História após se licenciar no mesmo domínio científico pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tendo como domínio de especialização a História Medieval, os seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: mobilidade, circulação e viagem; representações de identidade, alteridade e interculturalidade; relações internacionais; relações culturais; emoções.
CIÊNCIA ID: D913-3118-2B2A
ORCID ID: 0009-0002-7688-0991
Licenciado em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2013). Mestre em Criminologia (2015), pela mesma instituição, com a dissertação intitulada “Representações sociais das Novas Substâncias Psicoativas e da sua legislação”. Mestre em História (2021), pela Universidade do Minho, com a dissertação intitulada “Corsários na Inquisição de Lisboa (Século XVII)”.
Publicou na revista Estudos Regionais o artigo intitulado “Experiências de Cativeiro de Vianenses no Magrebe do século XVII”. No ano de 2023 apresentou: no “3.º Seminário Internacional de Doutorandos: Desafios da História”, promovido pelo ICS-UM, a comunicação “O fenómeno corsário magrebino na Idade Moderna: Fontes para o seu estudo”; e a comunicação “De expulso a corsário: O percurso de vida de Gaspar dos Reis” no âmbito do Congresso Internacional “Migrações Forçadas entre a Cristandade e o Islão” enquadrado no projeto Moving City.
Ciência ID: 1B19-2DDB-9725
ORCID ID: 0000-0002-9240-8155
Diogo Reis Pereira é Licenciado (2021) e Mestre em História (2024) e atualmente é aluno de doutorando em História da Expansão Portuguesa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é bolseiro de doutoramento no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM I.P-FCT) e investigador integrado não doutorado do CHAM - Centro de Humanidades. A sua área de especialização centra-se na figura do Procurador da Companhia de Jesus e no seu papel nas redes transoceânicas jesuíticas. Explora o seu papel nas finanças, negócios e contabilidade nas missões da Ásia Oriental, nomeadamente na China e Japão, no Período Moderno.
Foi bolseiro de investigação do projeto Moving City Cidades para a guerra: um exército europeu em Marrocos no século XVI EXPL/HAR-HIS/1521/2021.
Por ordem alfabética
Aurélio Vargas Díaz-Toledo, Univ. Complutense Madrid, España
Beya Abidi-Belhadj, Université de la Manouba, Tunisia
Fátima Silva, Lab2PT/IN2PAST | Casa de Sarmento, Universidade do Minho, Portugal
Giulia Daniele, CEI, ISCTE, Portugal
Havva Önalan, Istanbul University, Turkey
Joseph Jackson-Eade, Università di Bologna, Italia
Luís Costa e Sousa, CHAM, NOVA FCSH e UAç, Portugal
Michel Bosco, Universidad de Valencia, España
Miguel Soto Garrido, CSIC, España
Mimoun Aziza, Universite Moulay Ismail de Meknes, Maroc
Nicola Melis, Università degli Studi di Cagliari, Italia
Ruben Gonzalez Cuerva, CSIC, España
William G. Clarence-Smith, SOAS University of London