DAVI BAIA CAMILO
JOVEM SENADOR
O Estudante Davi Baia Camilo, foi para Brasília representar o estado de Minas Gerais no programa Jovem Senador. Ele é da E. E. Hermenegildo Vilaça, pertencente à SRE de Juiz de Fora.
O objetivo é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.
Fonte: Agência Senado
No dia 13 de novembro, a E.E. Marechal Mascarenhas de Moraes promoveu, junto com o analista Ênio, uma ação sobre o "novembro negro", chamada de 1ª Mostra Cultural- Roza Cabinda. O encontro contou com a presença de estudantes de diferentes escolas a fim de que trocassem experiências e apresentassem seus poemas. A manhã foi muito agradável e de muito aprendizado graças às oficinas de turbante, slam, samba e trança, que foram realizadas. Confira um pouco do que rolou nesta manhã tão importante na história da escola.
Parabéns aos envolvidos na ação.
No dia 19 de novembro, a E.E. Padre Antônio Vieira, localizada no bairro Córrego do Ouro, em Santos Dumont, realizou um evento em que toda a comunidade escolar pode participar para compartilhar histórias que envolviam a escola.
Foi um dia de muita saudade.
Parabéns aos envolvidos nesta ação!
Aulas diferenciadas
O Plano de Recomposição de Aprendizagem- PRA- trabalha com a mudança de consciência do que é estar no espaço escolar. A equipe composta por professores, que dão apoio pedagógico para professores, é o segredo para tornar o programa um verdadeiro sucesso. A conversa é entre pares e toda a inspiração para a realização de um bom trabalho é em prol do aprendizado dos estudantes.
Confira algumas das boas práticas de alguns dos nossos colegas para o aprimoramento das aulas.
E se precisar, estamos aqui para ajudar!
"De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário”.
(Do livro “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector)
O nobre trabalho dos professores nem sempre é valorizado como deveria. Como consequência, vemos muitos desses profissionais, esquecendo-se da aprendizagem dos prazeres que a profissão e a vida podem trazer.
A PRA, PÍLULA DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM, vem num jogo de linguagens, que circula entre o lúdico e o reflexivo, trazer um “respiro”, pelo caminho da Literatura.
A prática de leitura, conduzida pela professora Valéria Pereira (área de Linguagens), do Plano de Recomposição de Aprendizagem (SRE/JF), traz, como possibilidade de recompor aprendizagens de prazer, alguns trechos do romance de Clarice Lispector, “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”.
Confira a apresentação e encontre algum prazer você, também!
Compartilhamos as boas práticas para inspirar os colegas. Toda troca é muito válida.