NGI ICMBio Carajás
O Projeto Político Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) tem como objetivo discutir, refletir, planejar, articular e promover a implementação de processos educativos juntos aos demais instrumentos de gestão, com vistas a desenvolver capacidades humanas que potencializem a conservação da biodiversidade e promovam a qualidade de vida das pessoas.
As unidades de conservação de Carajás ocupam mais de 1.2 milhões de hectares no sudeste do Pará. Estão inseridas nos municípios de Parauapebas, Marabá, São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte.
As unidades de conservação são divididas em duas categorias:
Uso Sustentável
Exploração dos recursos naturais com respeito aos processos ecológicos.
Áreas 01, 03, 05 e 06 no mapa
Proteção Integral
Somente se permite o uso indireto dos recursos, como exemplo pesquisa e educação ambiental.
Áreas 02 e 04 no mapa
O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio de Carajás iniciou o desenvolvimento do PPPEA com a participação de educadores e representantes de instituições locais, como secretarias municipais, instituições federais e associações comunitárias. São ao todo mais de 40 participantes que compõe a equipe ampliada!
Os participantes do PPPEA percorrem uma jornada em que refletem sobre diferentes temas relacionados às unidades de conservação e conceitos atrelados à educação ambiental.
A construção se dá através de oficinais online mensais com a equipe ampliada. Cada participante também integra um grupo temático para aprofundar a discussão, que é socializada durante as oficinas.
*As relatorias, referências e resultados das discussões podem ser encontrados em "Documentos"
A construção do PPPEA se constitui de três eixos:
Eixo Situacional
Eixo Conceitual
Eixo Operacional
Em junho de 2021, foi finalizado o Eixo Situacional e a equipe ampliada avançou para a etapa Conceitual. Entenda os próximos passos!
Acesse a área do participante para informações dos próximos eventos, e contribua para o fortalecimento da educação ambiental em Carajás.