Calma, você chegou ao lugar certo!
Nas páginas abaixo de histórico, você pode conferir um panorama do percurso feito pelos participantes do PPPEA de maio de 2020 até os dias atuais. Como o PPPEA ainda está em curso em 2021, as páginas serão atualizadas a medida que avançamos nesta construção.
O Projeto Político Pedagógico Carajás é um documento que visa fortalecer as ações de educação ambiental e, por meio delas, promover a participação social efetiva na gestão das Unidades de Conservação do mosaico de Carajás.
O PPPEA é uma construção coletiva de atores estratégicos na gestão territorial e da biodiversidade que ocorre por meio de processos participativos. No caso do PPPEA Carajás isso vem ocorrendo por meio de oficinas e grupos de trabalho focados em temáticas específicas da realidade local. Nestes encontros, os participantes refletem sobre o território a partir da própria vivência para, posteriormente, delinear uma visão de futuro que guie as ações educativas junto às ações de gestão propostas para o enfrentamento dos problemas ambientais locais.
Em síntese, o PPPEA é coordenado pelo ICMBio e por representantes de atores estratégicos do território com experiência em processos educativos.
Ao todo, são previstas três etapas:
Eixo Situacional - Finalizado em maio de 2021. Confira o que aconteceu!
Eixo conceitual - Estamos neste momento! Veja o que fizemos até agora.
Eixo Operacional - Ainda não chegamos lá. Confira o que está por vir!
O objetivo final é promover a construção democrática das ações de gestão das áreas protegidas para conservação da biodiversidade.
Instrução Normativa Nº 19 - Contém as diretrizes e etapas para construção do PPPEA
Por causa da pandemia do COVID-19, todo este percurso foi realizado online através de videoconferências - algo inédito no ICMBio.
Reuniões
Até maio de 2021, foram realizadas mais de 20 reuniões com a equipe ampliada. Se levarmos em conta as reuniões dos grupos temáticos e coordenação, ultrapassam 70 encontros.
Coordenador ou participante?
Segundo Alysson Sousa, técnico ambiental do NGI ICMBio Carajás, um dos desafios foi coordenar o PPPEA e, ao mesmo tempo, colaborar com os grupos temáticos. Ele participou de dois grupos temáticos e auxiliou com a moderação das oficinas.
“Era muita informação, mas com o tempo fomos nos apropriando do processo e das ferramentas de análise”
Alysson Souza
Técnico de Controle do Meio Ambiente Coordenação Socioambiental/NGI ICMBio Carajás