Acompanhamento do Projeto Piloto Manuais Digitais

Projeto-Piloto Manuais Digitais

No âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), está em curso o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), uma iniciativa que tem como objetivo acompanhar e monitorizar uma progressiva desmaterialização dos manuais escolares, para que os manuais escolares em formato digital possam vir a ser utilizados, por alunos e professores, em todas as escolas portuguesas.

O PPMD está enquadrado numa perspetiva de transformação e melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, com apoio de tecnologias e recursos educativos digitais.

Através deste projeto, prevê-se que alunos e professores tenham acesso:

Objetivos

De uma forma geral, o projeto Manuais Digitais tem como principais objetivos:

Porquê?

No que se refere à disponibilização de mais e variados recursos educativos, em diversos formatos digitais, esta poderá, por si só:

Há ainda outras razões que poderão favorecer a utilização de manuais digitais, nomeadamente, o facto de os alunos terem acesso a uma variedade de recursos e formatos multimédia (vídeo, animação, simulação, imagem, áudio), a redução do peso das mochilas, uma vez que todos os recursos educativos digitais, de várias disciplinas, podem ser acedidos através de computadores e/ou de dispositivos móveis, e também, o facto de poderem contribuir para uma diminuição muito acentuada de recursos impressos em papel.

Alunos e Pais

O que muda para os alunos que pertencem a turmas do projeto-piloto?

Deixam de ter manuais em papel. Estes são substituídos pelos manuais digitais, com acesso aos recursos educativos digitais disponíveis nas plataformas (vídeos explicativos, simulações, apresentações multimédia, testes interativos com feedback automático para estudo autónomo, entre outros).

As aulas mantêm uma combinação entre o digital e o analógico (cadernos, livros, material de escrita, material de desenho, etc.), pois o que se pretende é que os manuais digitais e outros recursos educativos digitais possam enriquecer os ambientes de aprendizagem, melhorando a aprendizagem dos alunos.

O transporte, armazenamento, tempos e horários de utilização dos equipamentos digitais do aluno na sala de aula (computador e hotspot de ligação à Internet) são definidos pela escola, de acordo com as condições disponíveis e as especificidades do seu Projeto Educativo.

O Manual Digital está disponível para PC, tablet e smartphone e pode ser usado em modo online ou offline, sendo necessária uma ligação à Internet para a respetiva ativação e download.

(in Recursos Educativos Digitais, https://digital.dge.mec.pt/projeto-piloto-manuais-digitais)

Este espaço online, da responsabilidade dos CCTIC,  destina-se a facilitar o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo grupo das escolas que no ano letivo de 2023-2024 estão envolvidas no projeto piloto iniciado em 2020-2021.