Ms. Pedro Canfora
O Sindsep, sindicato que representa os trabalhadores do serviço público municipal de São Paulo, possui uma ampla trajetória histórica. Fruto do Novo Sindicalismo e do movimento de redemocratização no país, deles carrega heranças e características. Baseado no modo de entrevista de Eduardo Coutinho e em seu filme Peões (2004), que retrata trabalhadores metalúrgicos que participaram dos movimentos grevistas do ABC, pode-se traçar paralelos entre a história destes trabalhadores metalúrgicos com as memórias e identidades dos servidores públicos municipais e componentes do Sindsep.
Ms. Thaina Rocha da Silva
Pesquisa sobre conteúdos digitais e público jovem negro universitário e as mediações ocorridas em mídias sociais e plataformas digitais, com referencial teórico baseado em Estudos Culturais, Cidadania, Negritude e Midiatização, no âmbito da comunicação de interesse público. A pesquisa parte da pergunta: como as práticas midiatizadas digitais possibilitam a construção da identidade social e noções de cidadania em jovens universitários negros? E tem como objetivo principal descrever de que modo as práticas midiatizadas digitais possibilitam a construção da identidade social e as noções de cidadania em jovens universitários negros. A partir desses resultados, pode-se construir um Guia Digital do Empoderamento Negro, em formato de e-book multimídia.
Ms. Márcio Alexandre Esteves Bernardino
Plano de gestão de comunicação para a Prefeitura de Santos, para facilitação do diálogo entre os produtores culturais e o público da cidade, elaborado em alinhamento com a metodologia de História Oral, a memória e o imaginário social dos artistas produtores de cultura em Santos. Trabalhar a relação entre público e produtores culturais a partir da visão subjetiva sobre o que se cria e sobre o que se quer comunicar à população a respeito dessa criação, levando em consideração os costumes socialmente estabelecidos, principalmente os implícitos, embasando as ações implementadas, detalhando o imaginário social de quem faz, de quem acompanha e de quem não tem a arte em seu cotidiano.
Ms. Juarez Alexandre da Silva
Plano de ação para a realização de um evento intercultural na universidade, com seminários e palestras, exposição fotográfica, mostras e culinária, música, danças e maquiagens típicas, oficina de língua e caligrafia árabe.
Drª Priscila Ferreira Perazzo
Vídeo da Expedição Observando os Rios, realizada por Projeto IPH-USCS, Fundação SOS Mata Atlântica e Laboratório Hipermídias, em outubro de 2017. Rio Doce após o rompimento da Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues, Mariana (MG).
Vídeo de 14”33'39; para apresentar o Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais da USCS de modo institucional. Apresenta as instalações, pesquisas desenvolvidas, as equipes de trabalho, os acervos, os programas, as parcerias e os financiadores, e as atividades culturais realizadas no HyperLab.Produzido pela própria equipe do Laboratório em 2019, com produção executiva da Dra. Priscila F. Perazzo.
Ma. Rosana Faber
A pesquisa sobre as histórias de intelectuais que se refugiaram no Brasil por conta das políticas nazifascistas buscou trazer ao conhecimento de diversos públicos os legados desses refugiados, de forma a tirá-los do esquecimento. A reconstrução dessas histórias e sua divulgação por meio de produtos de comunicação, auxiliam no enfrentamento de problemas como xenofobias e racismos, cujas manifestações favoráveis têm recrudescido nos últimos anos.