É constituído por 3 empresas de Publicidade e Propaganda Brasileiras e 3 profissionais que ocupam cargos de liderança dentro dessas empresas respectivamente.
As empresas escolhidas para compor nosso universo de pesquisa estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A empresa A1 e B1 possuem uma estrutura mais ampla com cerca de 150 a 300 funcionários. Já a empresa C1 é a menor, com cerca de 8 pessoas trabalhando. Cada uma delas possui semelhanças e diferenças que serão ressaltadas em nossas entrevistas.
Nossas entrevistas foram feitas de forma remota, com auxílio da ferramenta digital Google Meet, tendo aproximadamente cerca de 1h e 30 minutos de duração cada uma das entrevistas.
Observação:
Nossa pesquisa teve 2 roteiros. O primeiro roteiro aplicado com o agente A1 da empresa A foi um piloto para compreendermos pistas, visualizarmos falhas e ruídos e melhorarmos com os próximos dois entrevistados. Já o segundo roteiro, foi desenvolvido a partir do teste piloto, porém com as adequações e sugestões de melhora da banca de qualificação da pesquisadora.
Com a nominação de Empresa A, Empresa B e Empresa C. Já para profissionais que foram entrevistados usamos a nomenclatura Agente A1, Agente B1 e Agente C1. Nossa pesquisa prezou pela anonimização dos nomes de profissionais e das empresas, com fim de preservar a identidade de cada. Além disso, a dissertação também teve a aprovação e regulamentação do Comitê de Ética (CEP).
O entrevista "Agente A1" é um homem branco, cis gênero e hétero. Atualmente ocupa um cargo de liderança dentro da Empresa A1. Enquanto VP Data & Consumer Connections. Esse é um cargo que se instituiu a partir das transformações advindas do campo publicitário.
A entrevista do Agente A1 foi feita em julho de 2023 via Google Meet.
A entrevista completa com o Agente A1 pode ser encontrada aqui.
A Agente B1 é uma mulher amarela, cis gênero, hétero e mãe. Está ocupando um cargo de liderança na empresa B desde 2019. Atualmente é Diretora-executiva de Operações, Influência e Produções. O cargo de influência foi implementado a pouquíssimo tempo, justamente pelas transformações digitais do campo publicitário e pelas novas ferramentas advindas das plataformas digitais.
A entrevista completa com a Agente B1 pode ser encontrada aqui.
O Agente C1 é um homem branco, cis gênero e hétero. É sócio fundador da Empresa C e ocupa um cargo de liderança. Atualmente ocupa o cargo de CCO (Chief Communications Officer) ou diretor de comunicações.
A entrevista completa do Agente C1 pode ser encontrada aqui.