A taxa equivalente é uma das taxas de juros utilizada para calcular capitalização composta (ou juros compostos) e provavelmente é a mais complicada, portanto aqui aprenderemos a calcula-lá.
De maneira simplificada, calcular a taxa equivalente consiste em descobrir quanto vale duas taxas que resultam no mesmo valor final, porém de dois períodos diferentes, por exemplo, uma taxa de valor x% ao mês, que resulta no valor final y, possui uma taxa equivalente que possui valor z% ao ano, porém que também possui valor final y.
Nessa matéria, para calcular uma taxa equivalente existem duas possibilidades, uma em que a taxa que será convertida é maior do que a futura taxa e vice-versa, lembrando que não estamos falando do valor dela em sí, mas sim sobre o período que ela cobre, por exemplo, uma taxa ao ano é maior que uma taxa ao mês e nesse caso utilizamos uma fórmula, já se fossemos converter de ao mês para ao ano, utilizaríamos outra fórmula, pois, o período de um mês é menor do que um ano.
Sabendo disso e levando em consideração que o passo a passo para as duas maneiras são iguais, diferenciando apenas a fórmula que será utilizada, vamos ao passo a passo: