Com a palavra aqueles que participaram do grupo, deixaram sua marca e cresceram junto com o PET.
A participação no PET é algo marcante na vida acadêmica, fica divido entre o antes e o depois de ser petiano. Foi um espaço de grande aprendizado nas diversas atividades realizadas, que contribuíram tanto individualmente como para o grupo. Fazer parte dessa equipe permitiu enxergar não só o resultado final, mas valorizar todo o processo envolvido, cada detalhe, ideia, as pessoas envolvidas, reuniões... para que assim possa conseguir chegar em um melhor resultado. A Engenharia de Alimentos sempre foi de muita superação e com o PET não foi diferente, mas o grupo conseguiu superar e cresceu. Para o grupo PET e os novos ingressantes muito sucesso nessa caminhada.
Eu comecei a participar do PET Engenharia de Alimentos logo no início do projeto, éramos um grupo pequeno, de apenas seis pessoas. Ao longo dos anos o grupo foi crescendo e se tornou uma grande família. Participei do PET durante três anos, e posso dizer que foi uma das experiências mais importantes que tive na graduação. O programa faz com que o aluno esteja envolvido em diferentes atividades, como de ensino, pesquisa e extensão, o que nem sempre ocorre em outros projetos. Além disso, graças a minha participação no PET Engenharia de Alimentos pude realizar vários projetos que me favoreceram posteriormente em seleções de mestrado. I love PET Engenharia de Alimentos!
Fazer parte do PET foi para mim, sem dúvidas, foi uma experiência incrível. Foi uma etapa da minha vida onde aprendi a trabalhar em grupo, a desenvolver minhas habilidades, minhas ideias e amadurecer. O PET me deu grandes oportunidades de crescimento tanto pessoal como profissional, como ele aprendi a ser mais humano, a conviver com as diferenças, a ser uma pessoa melhor. Tenho só agradecer tudo o que vivi com meu grupo, onde nele pude encontrar grandes amigos e que para sempre estarão presentes na minha vida. Uma vez petiano, para sempre petiano.
Bom, desde que entrei na faculdade queria fazer parte do PET, sempre imaginei que ele seria um grupo dinâmico, unido e que faria a diferença tanto na minha vida acadêmica, quanto para sociedade. Quando eu entrei não consegui nem acreditar, ao conhecer o que realmente acontecia, vivenciar cada etapa e conhecer cada membro as minhas expectativas foram superadas e eu aprendi que não se trata só de um grupo unido e dinâmico, mas de uma família. Durante a minha permanecia, aprendi muito e hoje consigo entender a frase “a união faz a força.” Sou muito grata ao PET, por ter me proporcionado uma grande bagagem em tão pouco tempo e aos meus colegas petianos juntos ao professor Danylo. O meu muito obrigada por essa experiência maravilhosa. #WeLovePET
Ana Caroline Alves
Participar do PET não era algo que eu tinha em mente, mas com o incentivo de alguns amigos petianos, acabei realizando o processo seletivo e fui aprovada. Então, a partir de reuniões e encontros, me envolvi cada vez mais com o grupo e com as atividades. Durante os três anos que permaneci no grupo tive a oportunidade de aperfeiçoar algumas habilidades como organização, proatividade e a capacidade de trabalhar em equipe, além do desenvolvimento pessoal e profissional. Só tenho a agradecer a todos os integrantes do grupo, por todos os ensinamentos, incentivos e apoio, desejo a vocês muito sucesso!
Entrei no Pet em 2014, e saí em 2017. Entrei como uma pessoa e saí totalmente modificada, e com certeza que para melhor. Durante este período pude me testar, aprimorar algumas capacidades e desenvolver outras. Pude ter o contato com pessoas que passaram pelo grupo, que tenho tanto a agradecer, pois ali dentro sempre se forma uma família. Houve conflitos, divergências, medos, decepções com atividades programadas, claro que sim. Mas o maior de tudo sempre foi a forma como lidávamos e nos reerguíamos. O Danylo, tutor durante todo o período que estive no grupo foi simplesmente um pai, que sempre tentou extrair o melhor de cada integrante. Dentro do Pet pude ter o contato com o ensino, com a pesquisa e com a extensão, áreas de extrema importância não só na formação acadêmica, mas bem como na profissional e pessoal. Torço para que o Pet apenas cresça, se fortaleça e consiga sempre estar mantendo o objetivo maior dele que para mim é AJUDAR. Ajudar quem faz parte do grupo, ajudar o curso de Engenharia de Alimentos e o campus UFU Patos de Minas como um todo e ajudar a comunidade externa. Agora como ajudar... aí há inúmeras possibilidades. Tenho muito orgulho de ter feito parte deste grupo, ao qual serei eternamente GRATA.
Meu nome é Carla Cristina de Sousa, participei do Pet Engenharia de Alimentos de 2012, data de sua fundação, até 2015. Atualmente sou mestranda em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Participar do PET foi uma experiência incrível. O PET foi muito importante para minha formação profissional e também pessoal, eu cresci muito nesse tempo, fiz novas amizades e descobri novas habilidades. Aprendi muito sobre trabalhar em grupo, como ser um líder e tomar decisões em grupos visando às necessidades de todos e ponderando cada uma delas. Sou apaixonada por esse programa por ele ser um projeto múltiplo que não trabalha apenas com uma vertente, mas sim um tripé abrangendo pesquisa, ensino e extensão. Em cada uma dessas vertentes ganhei um aprendizado diferente que agregou na minha carreira profissional, a pesquisa foi importantíssima para chegar onde estou hoje, me abriu as portas para enxergar a universidade diferente desenvolvendo o meu senso critico e motivando a buscar inovações. O ensino foi fundamental para me incentivar a aperfeiçoar os meus conhecimentos, me ajudou muito na escrita e também na oratória. A extensão foi à parte mais humana, que me capacitou a trabalhar com pessoas, a ver o mundo com outros olhos e tentar agregar algo a nossa sociedade. Outro fato que me deixa muito feliz é pensar que durante a minha atuação como petiana o PET não agregou somente a mim, mas também a muitos colegas de universidade e pessoas da comunidade que puderam participar das nossas ações, tenho muito orgulho disso. Sim! O PET foi maravilhoso pra mim, serei com certeza uma eterna petiana muito grata por tudo que esse programa me proporcionou. Hoje fica a saudade de um tempo muito bom! DICA: Aqueles que tenham vontade em participar, não hesitem com toda certeza será um tempo de muito aprendizado, muitas descobertas e também desafios que te prepararam para o futuro!
O PET mudou muito a minha vida, aprendi a trabalhar mais em grupo, escutar mais a ideia dos colegas e com certeza a perder a timidez em público
Sobre ter sido PET. Eu entrei no PET quando estava no terceiro período e permaneci até o nono. Já sabia o que era o PET, como funcionava e tive a certeza que queria fazer parte desse grupo. Minha experiência foi incrível, eu aprendi a trabalhar em grupo com pessoas que eu não conhecia, a ter responsabilidade de estudar, fazer um IC e participar ativamente de todos os projetos, eu consegui descobrir qualidades que não sabia que tinha e defeitos também e pude tentar melhorá-los, e acima de tudo, eu cresci, profissionalmente, pessoalmente e com todos a minha volta. Olhando para trás hoje, vejo o quanto me fez bem participar desse grupo, e levo sempre comigo os conselhos do Danylo. Já fora da faculdade e inserida no mercado, vejo que todos os ensinamentos que tive e toda minha experiência no grupo me ajudam a lidar melhor com os problemas que enfrento. Do grupo PET Engenharia de Alimentos, eu levo grandes amizades, um tutor incrível, e momentos que sempre irei recordar. I love PET!
Fui membro do PET EAL por quase três anos, a partir do meu 5º período. Durante esse período, vi o grupo nascer e se desenvolver. O programa é muito completo e me proporcionou um leque de oportunidades que eu não conseguiria em outro tipo de atividade. Como petiana atuei em atividades de ensino e extensão, tais como palestras e cursinhos preparatórios para os alunos ingressantes, palestras e cursos para comunidades carentes, divulgações do curso de Engenharia de Alimentos para a comunidade patense e organização de eventos que aconteciam no âmbito acadêmico e também em pesquisa fazendo iniciação científica. O trabalho em grupo, a visão crítica, a tomada de decisões, aprimorar conhecimentos e repassá-los a outras pessoas de forma de forma criativa foi algo muito profícuo. Hoje, vejo que o PET me preparou pra o que estava por vir. Foi por meio dele que melhorei consideravelmente meu currículo acadêmico, o que me ajudou na minha aprovação no mestrado e também a estar mais preparada para enfrentar os desafios de ser Engenheira. Sou muito orgulhosa de ter feito parte da história do PET EAL!
Escrevo meu depoimento com uma imensa tristeza no coração, porém com sentimento de dever cumprido. Antes do PET, a minha única preocupação era tirar notas boas e passar nas disciplinas. Após ingressar no grupo, percebi que levava uma vida sem graça, sem emoções, e fora do perigo. Toda a loucura para conseguir realizar as atividades do planejamento anual, era fantástica, e digo isso, pois não realizávamos as atividades só, tínhamos o apoio e companheirismo de todos os Petianos, e ah, um pequeno detalhe: Tinha que me preocupar com as boas notas. Eu me senti inserido na faculdade após entrar no grupo, pois direta ou indiretamente, todas as nossas atividades eram voltadas para o crescimento do curso, e a partir disso, dá para se imaginar o quão é importante e fundamental que um grupo PET é para a Universidade. Sempre em reuniões eu procurava dizer que eu era “preto/branco”, me sentia apenas um universitário (que eu era na verdade), mas após meu ingresso, eu pude ver eu me “colorir”, digo isso, pois notavelmente pude perceber meu crescimento pessoal e profissional enquanto membro. Agora, o mercado de trabalho me espera, e todo a experiência líder e motivadora que adquiri ao longo destes dois maravilhosos anos no grupo, irei usar ao meu favor. Agradeço imensamente ao Tutor e aos membros que tive a honra de conhecer, cada um de vocês foram de suma importância nessa minha caminhada. Do fundo do meu coração, desejo que essa vontade de crescer que o grupo tem, nunca morra, e jamais deixem de lutar pelo programa com garra e determinação, pois ele transforma as pessoas que passam por ele.
O PET-Engenharia de Alimentos me ofereceu uma formação complementar durante a graduação e sou imensamente grata pela oportunidade. O grupo planejava todas as atividades com muito carinho e mesmo com as dificuldades de um Campus em formação, os petianos procuravam executar o planejamento da melhor forma possível. As atividades sempre voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Hoje, compreendo a importância de cada uma dessas vertentes no estímulo ético, crítico e cidadão das pessoas. O PET é um diferencial para quem pretende ingressar no mercado de trabalho ou na área acadêmica. Tudo que aprendi no programa utilizo diariamente no trabalho. Me tornei uma pessoa mais comunicativa, proativa, crítica e engajada. Foi um período de muito aprendizado, de crescimento pessoal, novas experiências, trabalho em grupo, novas amizades e desenvolvimento de novas habilidades. Tenho muito orgulho em ter feito parte da consolidação do grupo. Muito obrigado a todos os petianos e ex-petianos que convivi e ao tutor Danylo pela oportunidade durante os três anos como membro do grupo e espero um dia retribuir ao PET toda a experiência adquirida.
Fui petiana por quase três anos e este foi um período de grande aprendizado e crescimento, pessoal e profissional. Sem dúvida foi uma das melhores experiências acadêmicas, graças ao desenvolvimento de amplas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Foi por meio do PET e todas estas atividades desenvolvidas, que tive a certeza de querer seguir a carreira acadêmica, me ajudando inclusive durante os processos seletivos. É desafiador, mas o resultado é gratificante. Tenho orgulho de ter feito parte desta história!
Participei do PET desde a metade da minha graduação e considero que foi uma das melhores escolhas que fiz. Como petiana pude explorar várias habilidades que não sabia que tinha como meu senso de liderança, minha facilidade de me comunicar, e ainda desenvolver habilidades como a capacidade de gerenciar meu tempo. Todo mundo deveria experimentar como é enriquecedor ser petiano!
A experiência como participante do grupo PET – Engenharia de Alimentos foi simplesmente enriquecedora. Desde o início do curso tive o interesse em participar, por diversos motivos: trabalho em equipe, crescimento profissional e por experienciar os três pilares (Ensino, Extensão e Pesquisa). Ao longo da vivência no grupo, participei de três gerações de Petianos, criando maiores Networking e amizades. Vi muito mais que apenas um simples grupo, e sim uma família. Nele, aprendemos a valorizar o trabalho, ideia e detalhe de cada pessoa e que, por mais simples que fosse, todo o caminho até o final de cada projeto era reconhecido. Ao grupo PET – Engenharia de Alimentos, minha toda gratidão e orgulho por fazer parte deste time. Desejo ao grupo sucesso e êxito em toda sua jornada!
Sempre visei participar de todos os grupos da faculdade, mas o grupo PET nunca tinha sido um deles. Pois eu tinha um conceito preconcebido, que o PET era para poucos. Eu já tinha participado de alguns grupos da faculdade, nos quais me identifiquei muito. E então o que eu menos imaginava aconteceu, surgiu à oportunidade de um processo seletivo do PET, que foi quando me inscrevi. Nesse momento me dediquei e dei o meu melhor, que resultou na entrada para o grupo. E foi nesse instante que entendi que não podemos nos limitar e colocar obstáculos que não existem, se você quer, crie as condições e aproveite as oportunidades para fazer acontecer.
A experiência no grupo foi de grande importância, pois conheci pessoas novas, que tenho muito carinho por elas até hoje. Consegui romper minhas próprias barreiras, aprendi muito com todos os membros do grupo e com o Danylo (tutor na época). Enfim, guardo com afeto a experiência vivida.
Entre todas as experiências dentro da faculdade, ser petiana foi uma das mais incríveis. O PET trouxe consigo uma bagagem de conhecimentos, experiências e amizades. A participação desse grupo contribuiu para minha formação tanto pessoal quanto profissional, fazendo com que me tornasse uma pessoa mais preparada a lidar com as diferenças e dificuldades. Tenho orgulho de ter contribuído para o crescimento e ver que a cada dia esse grupo desenvolve mais, sempre seguindo o lema que “juntos somos mais fortes”. Gratidão, alegria e saudade são as palavras que resumem meu sentimento por ter feito parte dessa família.
O PET simplesmente foi um marco na minha graduação. É bem nítido na minha mente a Mikaela pré PET e a Mikaela pós PET. Antes de entrar no programa eu era uma aluna perdida e medrosa. Minha participação no PET me marcou como uma aluna dedicada, entusiasmada, participativa e com posicionamentos firmes. Amo fazer parte dessa família!
Nunca pensei em entrar para o PET, mas sempre tive a curiosidade de saber como funcionava o programa. Minhas amigas de turma já estavam ingressadas e me incentivaram a participar do processo seletivo para ingressar. Por fim, resolvi tentar. Aprovado para participar no PET Engenharia de Alimentos! A partir do primeiro momento que tive contato com o grupo fiquei muito feliz, já conhecia a maior parte dos petianos, inclusive o professor Danylo, no entanto, nunca tínhamos trabalhado juntos. No começo foi difícil, um pouco estranho, mas com o passar do tempo tudo foi se encaixando perfeitamente, havendo um crescimento. Aprendi muito, principalmente a respeitar mais a opinião dos outros, trabalhar em equipe, lidar com o mercado de trabalho, enfim, tudo acrescentando muito na minha vida pessoal e profissional. Muito obrigado a todos pelo convívio durante esse tempo em que participei do grupo, vocês foram importantes na minha jornada, em todos os momentos. Tenho certeza que essa equipe irá crescer ainda mais, e caso precisarem de qualquer coisa, podem contar comigo para tudo. Muito obrigado PET Engenharia de Alimentos!
Durante os cinco anos de graduação a vivência que me trouxe mais crescimento pessoal foi ser um dos membros do PET Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Uberlândia campus Patos de Minas por quase três anos. Durante esse período o grupo trabalhava sempre da melhor forma possível nos três pilares da educação, que são ensino, pesquisa e extensão. Contribuindo assim para a formação e desenvolvimento do grupo. Nesse período de convivência e aprendizado tive a oportunidade de conhecer pessoas que se tornaram especiais, agradeço em especial ao Tutor Danylo, por todo o conhecimento passado e empenho com o grupo. Com isso, ser uma petiana me permitiu aprender a conviver com diversos tipos de pessoas e seus respectivos pontos de vista, bem como trabalhar em grupo. O grupo PET me ajudou a desenvolver minhas habilidades de expressão, principalmente em público, de criatividade e de saber respeitar diferentes opiniões. Ser uma ex-petiana me agregou um desenvolvimento pessoal fundamental para meu crescimento profissional. Obrigada pela oportunidade e sucesso ao grupo!
Em outubro de 2014, tive a oportunidade de fazer parte do grupo PET, que se tornou uma família para mim. É gratificante olhar para trás e ver o quanto amadureci e me desenvolvi durante todo esse tempo que permaneci no grupo, só posso pensar em agradecer por essa oportunidade. Hoje ter no meu currículo o PET como experiência durante minha graduação faz diferença, pois foi nesse grupo que cresci tanto pessoalmente quanto profissionalmente, aprendendo novas ferramentas, superando minha dificuldade em falar em público, aprendendo cada vez mais a importância do trabalho em grupo e além de todo aprendizado acadêmico, tive a honra de conhecer e trabalhar com pessoas maravilhosas. Durante esses três anos que estive no programa pude ver o grupo crescer, amadurecer e se destacar. Cada conquista, por mais simples que fosse era especial. Levarei para sempre todo o aprendizado obtido no PET.
O grupo PET foi sem dúvidas um dos programas mais importantes na minha graduação. Eu entrei na Engenharia de Alimentos meio perdida e não tinha certeza do que estava fazendo. Dentro do PET eu tive contato com pessoas e experiências incríveis que me fizeram ter a certeza de que estava no lugar certo. Fazendo parte do grupo eu me desenvolvi pessoalmente, profissionalmente e conheci pessoas maravilhosas que vou levar pra vida toda. Sou muito grata por ter feito parte desse grupo, I❤️PET.
O PET contribuiu não apenas para o meu amadurecimento profissional, mas principalmente para o meu crescimento pessoal. Durante meu período como petiano, tive a oportunidade de trabalhar com uma equipe extraordinária, a qual aprendi a lidar com as diferenças, desenvolvi um olhar mais crítico e interdisciplinar. Além disso, adquiri mais autonomia, responsabilidade e confiança. Agradeço imensamente a todos os integrantes do PET e principalmente ao Danylo pela dedicação e ao apoio incondicional. Tenho certeza que meu tempo como petiano me tornará um profissional mais completo, diferenciado e humano.