Livros Documentos


PARA CONSULTA ...


Alguns livros estão disponíveis em suporte físico na caixa dos jogos,  na Escola Sede do Agrupamento, no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, sala 29. 

Podem ser requisitados por qualquer docente ou técnico do Agrupamento. Para isso basta preencher o documento de requisição.

A FÁBRICA DE CRETINOS DIGITAIS

MICHEL DESMURGET

"Trata-se de uma obra que tem tanto de pertinente como inquietante, traçando um cenário doloroso sobre os efeitos que esse consumo em excesso está a ter nos cérebros dos nossos filhos.

E atenção que a obra não pode ser considerada como um libelo contra o mundo digital – não é tecnofóbica, o que seria uma idiotice no mundo que vivemos diabolizar as tecnologias e o seu uso. Não, trata-se de uma obra séria, cuidada nos dados e referências que publica e muito oportuna. E apesar de colocar o foco, muito interessante, na questão da exposição” digital” de crianças, a questão de fundo que levanta é útil, mesmo para adultos.

Aos 2 anos, as crianças consagram todos os dias quase três horas a ecrãs. Entre os 8 e os 12 anos, esse tempo aumenta para cerca de quatro horas e quarenta e cinco minutos. Entre os 13 e os 18, a exposição é em média de seis horas e quarenta e cinco minutos diários. Em termos anuais, são cerca de mil horas para um aluno do 1.º ciclo do ensino básico (quase o mesmo número de horas de um ano escolar) e 1700 para um do 2.º ciclo. Já para um aluno do 3.º ciclo e do ensino secundário, falamos de 2400 horas anuais, o equivalente a um ano e meio de trabalho a tempo inteiro.

E desta observação retira o autor, para reflexão, as seguintes preocupantes conclusões. Ao contrário do que se pensava, a profusão de ecrãs a que os nossos filhos estão expostos em idades tão precoces estão longe de lhes melhorar as aptidões. Na verdade, verifica-se precisamente o oposto: acarreta consequências pesadas ao nível da saúde (obesidade, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diminuição da esperança de vida), em termos de comportamento (agressividade, depressão, ansiedade) e no campo das capacidades intelectuais (linguagem, concentração e memorização).

Vão-se identificando problemas – usa-se mesmo a expressão hecatombe morfológica, para descrever os problemas musculares, mental e social a afetar a cultura do corpo, sentado inúmeras horas, valorizando a ponta dos dedos e a fadiga visual, com consequências na enorme taxa de sedentarismo, inatividade física, criando cada vez mais analfabetos motores  –  os professores de educação física podem falar muito sobre isto, e lutam diariamente para contrariar o fenómeno, que tem consequências evidentes na saúde física." 

Paulo Barata

Vou para o 5º ano ... E Agora?

«Estás preparado para o que aí vem?» 

Esta era a pergunta que toda a gente fazia ao Bernardo quando a passagem para o 5.º ano se aproximava. A mãe e o pai, a professora, a irmã Bárbara, os avós, os tios, os primos… 

Para o Bernardo a mudança de escola não era motivo de preocupação, até deparar com um primeiro dia de aulas cheio de desafios. «Mas quem é que se lembraria de arranjar um dragão para guardar a escola?» perguntou ele assim que passou o portão. 

Ao longo desta história vamos acompanhar as aventuras do Bernardo que, com a ajuda da sua irmã Bárbara, se prepara para «sobreviver» à passagem para o 5.º ano, uma nova etapa na vida de todas as crianças. 

Game Over · Livro

«Game Over – Prevenção de comportamentos problemáticos de jogo» é o terceiro livro da coleção «Vamos Prevenir», dedicada à prevenção primária de várias problemáticas.

Nesta história, as aventuras dos nossos amigos da Vila Mariposa continuam, desta vez em redor do Tomás, que começa a exibir um comportamento excessivo e mesmo alguns sinais e sintomas de dependência de jogo. Após uma primeira fase de negação do problema, o Tomás reconhece que precisa de ajuda e aceita o desafio da psicóloga  Filipa, especialista em dependência de jogos. Juntos, dinamizam um programa de prevenção com todas as turmas da vila! 

No final, de modo a sensibilizar alunos, professores, pais e toda a comunidade, foi criado o Dia Game Over! O que achas de existir um Dia Game Over na tua escola? Fica aqui o desafio! 

Amar Rima com Respeitar

Prevenção da Violência no Namoro

Livro dirigido a crianças e jovens com guia de orientação para adultos.

«Amar Rima com Respeitar — Prevenção da Violência no Namoro» é o primeiro livro da coleção «Vamos Prevenir», dedicada à prevenção primária de várias problemáticas.

As aventuras decorrem na Vila Mariposa, um lugar imaginário onde vivem as personagens principais. De uma forma divertida e pedagógica, cada história aborda um tema em particular.

Ao longo do livro são também apresentadas questões para reflexão, ajudando a criança ou jovem a promover competências tão diversas como a resolução de problemas, a empatia, a assertividade ou, ainda, a capacidade em pedir ajuda.

No final de cada livro existe um guia de orientação, que sistematiza os principais conteúdos e apresenta orientações para o adulto abordar o tema com a criança ou jovem.

Dores de crescimento

Um livro de adolescentes para adolescentes

Crescer, às vezes, dói. «Ontem» era-se criança e, de repente, tudo muda. Aparecem dúvidas, inquietações, o mundo e a vida ganham novos significados, os gostos passam a ser outros, e os medos também.

Neste livro, uma adolescente em construção regista as suas experiências e pensamentos. Mas nas suas páginas, afinal todos podemos escrever. Anotar. Refletir. Um livro de adolescentes para adolescentes.


Amor_de_Varias_Cores_-_Apresentacao_Loja_online.pdf

Amor de Várias Cores

O livro «Amor de Várias Cores» pretende contribuir para o esclarecimento das crianças e jovens sobre questões centrais da sexualidade, como a identidade de género, sexo e orientação sexual.

De forma transversal, aborda ainda a adoção, o direito à igualdade e o respeito à dignidade. 

A história utiliza a sala de aula como cenário; como um dos lugares privilegiados para se eliminar preconceitos e desmistificar opiniões.
De uma forma lúdica, divertida e próxima da realidade escolar, os jovens leitores são instigados a uma visão multicolorida da vida, essencial ao exercício da cidadania e ao respeito à diversidade.

O livro inclui um guia de exploração com diversas atividades a desenvolver em contextos escolar e familiar, de forma individual e coletiva.

A minha avó tem coronavírus.pdf
A minha mãe é médica e já tenho saudades dela.pdf
Avos_em_todos_os_sentidos_-_Jogo_de_cartas.pdf
Carta_de_Iryna_a_Putin_web.pdf
Dias de uma família fechada em casa.pdf
Dicas Coronavírus.pdf
Manual de primeiros socorros para pais e filhos.pdf
Quando a minha escola abrir.pdf
Maria_do_Mar_e_a_Turma_Acreditar.pdf
Cartaz_Direitos_da_Crianca_-_Ideias_com_Historia.pdf
Hoje_eu_consegui_-_Quadro_para_criancas.pdf
Hoje_eu_consegui_-_Quadro_para_adolescentes.pdf

https://aventurasocial.com/dt_portfolios/colecao-ative-a-sua-escola/

Seis e- books sobre:

1359385271_Manual-Tempest03.pdf
HBSC_RelatórioNacional_2022.pdf
SaudePsi_final.pdf
DGS Manual V4.pdf
Publicações_Livros_ASA.pdf