A PESQUISA “Metodologias de percepção por imagem e som, com dispositivos computacionais”, apelidada PERCEVEJO, busca através da experimentação audiovisual com dispositivos computacionais atender ao âmbito de investigações da percepção e do ensino da arte e tecnologia, com bases na neurociência e técnicas do sistema cultural contemporâneo. Envolvendo artes visuais, música, ciências da computação, ciências cognitivas e engenharia eletrônica, visa a elaboração de um sistema metodológico de produção artística que envolva os dispositivos computacionais em todas as etapas do processo, auxiliando na ampliação da produção e percepção. 

Elaborando reflexões acerca da senciência nas ecologias artístico científicas, ambientais e mentais, e suas crises atuais surgem as seguintes perguntas: Como  a produção artística pode reformular os entendimentos contemporâneos de inteligência artificial, percepção, cognição e consciência?  Qual a contribuição a arte pode dar para a pesquisa de metodologias da percepção? A partir de seu objetivo principal, o projeto se propõe a pensar os aspectos da transmissão de saberes à luz dos paradigmas contemporâneos da arte e educação por análise de metodologias híbridas, computacionais e corporais, de apreensão da imagem e do som e representações diversas.


Metodologias de percepção por imagem e som, com dispositivos computacionais faz parte dos estudos desenvolvidos no LAB01 e também está  vinculado ao laboratório Lamie, ambos da Escola de Belas Artes da UFRJ, bem como se propõe como atividade extencionista voltada para a pesquisa em Realidades Estendidas, ou Realidades Aumentadas com suas possibilidades de tecnologias inclusivas.  Está inserido na abordagem das disciplinas Arte Digital 1 e Representações 3D do curso de Artes Visuais/Escultura da EBA/UFRJ ministradas pelas professora Doutora Ana Cecília Mattos MacDowell e tem plano de desenvolvimento até o ano de 2022. 


Conta com a participação de estudantes de graduação em Artes Visuais; egressos, bem como voluntários.