ESTEFANI SANTOS 1º A Turma 2020
LARA VITÓRIA 6ºA Turma 2020
Definição: Os Clubes Juvenis constituem um dos espaços privilegiados que se destinam à prática e à vivência em Protagonismo Juvenil, principalmente no que se refere à autonomia e à capacidade de organização e gestão dos estudantes. Esses clubes são organizados e consolidados a partir dos interesses dos alunos, de maneira a contribuir para o sucesso da escola. O aluno, a partir da sua experiência, poderá desenvolver diversas competências e habilidades relacionadas à autonomia, à auto-organização, à capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões.
Objetivo: Atender as áreas de interesse dos alunos e, a partir delas, seus integrantes devem desenvolver atividades que proporcionem trocas de informações e de experiências que contribuam para a vida pessoal, escolar e sócio-comunitária. Portanto, os Clubes Juvenis têm como finalidade colaborar para o sucesso da escola oferecendo oportunidade aos alunos de desenvolverem ações protagonistas, objetivo principal de sua formação, estimulando o jeito jovem de ser, de ver e de pensar.
O Diretor socializa com os demais gestores e professores o cronograma de formação em Protagonismo Juvenil e das reuniões com os alunos para prepará-los para a criação dos Clubes Juvenis;
Com apoio da equipe gestora e professores, socializa com os alunos o cronograma de formação em Protagonismo Juvenil e criação dos Clubes Juvenis, com a possibilidade de colaboração dos jovens acolhedores da própria escola, define com os alunos a pauta para cada atividade referente à formação e criação dos clubes (o que será feito, quem fará, quando será feito, metas e como monitorar).
Atividade: Realizar formação em Protagonismo Juvenil e preparar alunos para criar e organizar os Clubes Juvenis.
Formação: o Diretor alinha com os alunos o entendimento da relação entre os materiais referentes ao Clube Juvenil e os Valores, Princípios e Premissas do Programa Ensino Integral, com a possibilidade de colaboração dos jovens acolhedores da própria escola;
Alinham e estabelecem ações para: estruturar, iniciar, organizar, aplicar o PDCA, estabelecer as atividades do Presidente de Clube Juvenil, explicando seu papel e quando ele deve solicitar o apoio da Equipe Escolar. O número de participantes deverá ser equilibrado.