Prática de Matemática
Jogo estratégico
Turma do 1º ano Ensino Médio
Prof. José Carlos
saiba mais...
O jogo Batalha Naval é uma adaptação do jogo clássico de estratégia.
Habilidade: Conceito de plano cartesiano
· Jogadores - 2
· Tabuleiros – 2 tabuleiros 15x15 (isto é, 15 linhas e 15 colunas de quadrados)
Navios - Cada jogador possui 15 navios:
o 1 Couraçado
o 2 Cruzadores
o 3 Destroyers
o 4 Submarinos
o 5 Hidro Aviões
· Objetivo - Ser o último jogador a possuir algum navio não destruído
O jogo é dividido em duas fases: o posicionamento de navios e a batalha.
Posicionando os Navios
Na primeira fase, você deverá posicionar os seus navios pelo seu campo Você terá 5 minutos, após esse tempo, você estará marcado como pronto. Eles começarão posicionados aleatoriamente. Não é possível posicionar os navios uns sobre os outros.
Uma vez que todos os jogadores estejam prontos, o jogo começará.
Batalha
No seu jogo, você deverá atirar com os seus navios. Para fazê-lo, você deverá falar uma letra e um número, nessa ordem. Em seguida, o seu adversário irá lhe dizer se foi atingido ou se o tiro foi na água. Lembre-se de ir marcando no tabuleiro ao lado (jogo do Adversário), os tiros lançados assim você terá uma visão do tabuleiro do adversário.
Conforme o seu adversário for acertando a sua frota, marque um X nos seus navios, parte inferior do seu tabuleiro.
Vence o jogo aquela que ficar com a maior quantidade de navios no tabuleiro.
Prática de Matemática
Jogo estratégico
Turma do 2º ano Ensino Médio
Prof. José Carlos
saiba mais...
Material
Base do Tabuleiro
3 Torres
7 discos
Jogabilidade
O jogo se apresenta em uma base que possui três pinos na posição vertical. No primeiro pino temos uma sequência de 3 discos com ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O objetivo é passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central, de modo que no momento da transferência o pino de maior diâmetro nunca fique sobre o de menor diâmetro, o jogo tem início com 3 discos e conforme é concluída a transferência acrescenta-se mais 1 disco o jogo ficará mais difícil à medida que a quantidade de discos aumentam
Definição
O ensino da Matemática está diretamente ligado ao desenvolvimento de atividades lúdicas, no intuito de estimular as crianças e os jovens. Com a implantação dos jogos no cotidiano do educando verificou-se uma evolução no aprendizado da Matemática. Os PCN’s defendem e indicam a utilização de ferramentas lúdicas na educação, pois eles valorizam a criatividade do aluno, a partir do momento que a procura pela solução é desenvolvida de forma livre. Cada aluno apresenta sua forma de resolução com todos chegando à resposta ideal.
Objetivo
A torre de Hanói constitui num jogo estratégico capaz de contribuir no desenvolvimento da memória, do planejamento e solução de problemas através de técnicas estratégicas..
Este jogo pode ser utilizado a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, no intuito de aprimorar a coordenação motora, identificação de cores, noção de ordem crescente e decrescente. Nas séries mais adiantadas, como 6º, 7º e 8º, o jogo será usado no intuito do estabelecimento de estratégias na transferência de peças, na contagem dos movimentos e no raciocínio lógico.
No Ensino médio cria uma situação envolvendo o número mínimo de movimentos, os conceitos da função exponencial, construção da tabela e do gráfico dessa função, definição da seguinte expressão matemática: 2^n – 1, onde o acento circunflexo ^ representa a potência, n corresponde ao número de discos. Por exemplo:
Três discos = 2^3 – 1 = 7
Quatro discos = 2^4 – 1 = 15
Cinco = 2^5 – 1 = 31
Continue falando e ninguém explode
Prática de Matemática
Jogo estratégico
Turma do 3º ano Ensino Médio
Prof. José Carlos & Prof.ª Taisi
saiba mais...
Link do manual Site Oficial Vídeo Youtube Demonstração
Você está sozinho em uma sala com uma bomba. Seus amigos, os "Especialistas", têm o manual necessário para desativá-lo. Mas há um problema: os especialistas não podem ver a bomba, então todos precisarão falar rápido, rápido, rápido, rápido e depois um pouquinho mais rápido...ufa!
As rodadas são rápidas, tensas, ocasionalmente malucas e quase sempre altas. Seja desativando uma bomba ou decifrando informações do manual, todos têm um papel crucial a desempenhar.
Teste suas habilidades de resolução de quebra-cabeças e comunicação, enquanto você e seus amigos correm para desarmar bombas enquanto tentam se comunicar rapidamente antes que o tempo acabe!
Jogabilidade
O jogo foi desenvolvido para ser jogado, no mínimo, por duas pessoas: uma será o "Desarmador" (Defuser), jogando por meio de algum dispositivo (computador, headset de realidade virtual); e as pessoas restantes serão os "Especialistas" (Experts), lendo o manual de desarme da bomba. O Desarmador não pode ler o manual, apenas pode contar com as instruções dos Especialistas; do outro lado, o Especialista não pode ver a bomba e depende apenas das descrições dadas pelo Desarmador sobre a bomba. A comunicação ocorre localmente (Ex.: todos jogando numa mesa) ou por meios online.
Cada bomba consiste em vários módulos; os módulos são independentes entre si e podem ser desarmados em qualquer ordem. A bomba é desarmada quando todos os módulos estão desativados. Para desarmar os módulos, o Desarmador precisa descrever os módulos e suas mudanças para os Especialistas, que utilizarão o manual para determinar as ações do Desarmador. Outros módulos são "Carentes" (Needy); eles não podem ser desarmados e precisam de atenção periódica para não desligarem enquanto a bomba está armada. Toda bomba terá um contador que, se chegar ao zero, fará a bomba explodir. As bombas também terão um número máximo de "faltas" (Strikes) que são causados ao errar no desarmamento de algum módulo. A bomba explodirá se o limite de faltas for atingido. Outros obstáculos ao desarmar a bomba são: as luzes da sala desligando momentaneamente e o alarme para distrair o Desarmador.
Os módulos são quebra-cabeças com um conjunto instruções para serem resolvidos; por exemplo, o Especialista deverá guiar o Desarmador por um labirinto onde as paredes não estão visíveis para o Desarmador. Muitos módulos possuem mais de um estágio onde o Especialista precisará lembrar das ações dos estágios anteriores para prosseguir. O desarme de alguns módulos talvez dependa do número de faltas que foram cometidas ou objetos e textos ao redor da bomba: número de serial, baterias, etc.
O jogo é dividido em vários níveis onde é fixo o tempo máximo de desarme, o número máximo de faltas e o número de módulos, que são gerados de forma procedural. Cada nível possui níveis de habilidades diferentes, isto faz com que alguns módulos apareçam em um nível e em outro não.
Objetivo Prática de Maquetes
Turmas 8º ano A e 8º ano B
Prof. Amarildo Rodrigues