É um objeto que pode ensinar a criança, tanto da forma mais sutil, como pode também atrapalhar o aprendizado. O uso da televisão como recurso educacional em sala de aula, proporciona aos educandos acesso às aulas mais dinâmicas e atraentes. Colabora para que o aluno participe das atividades propostas pelo professor, buscando novas informações e novas metodologias que estimulam a construção do conhecimento. Conduz as aulas com uma dinâmica diferenciada de ensino através de exibições de conteúdos e temáticas, tendo como influência uma proposta educativa que busca utilizar cada vez mais recursos tecnológicos no ambiente educacional. O uso da TV em sala de aula deve servir para passar filmes e seriados que não estejam ao alcance da maioria e ser uma ferramenta de aprendizagem.
"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer os outros, o mundo, a sentir, a fantasiar, relaxar vendo e ouvindo, as pessoas na tela, pessoas estas que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz. (Moran Masetto; Behrens, 200 p.33) Entende-se que a televisão se mostra como uma forma de democratização do conhecimento desenvolvendo e aumentando os horizontes e as leituras do mundo, trazendo possibilidades de inovação para o professor nas instituições de ensino. Os professores poderão utilizar este ponto positivo para utilizar ferramentas pedagógicas atraindo o interesse dos alunos de maneira dinâmica e produtiva, pois o vídeo traz uma nova forma de se mediar o conhecimento sem ter somente a voz do professor. A escola tem um papel importante na educação crítica das crianças, então por que não escolher também os programas e levar para a sala de aula.
Com o uso da televisão em sala de aula, os alunos passam a ter acesso à informações, notícias de maneira mais rápida e expandida. Porém, os professores precisam usá-la de uma maneira que a criança não só olhe para a TV, mas que ela assista, interprete de forma mais clara o que ela está vendo. É essencial que os docentes a partir do objeto audiovisual conduzido em sala para os alunos, mostre os lados positivos do que está sendo mostrado, trabalhando e estimulando o desenvolvimento da criança (Exemplo: desenhos, ilustrações, vídeos animados, etc.).
Outrossim, a televisão passa a ser um recurso educativo que atribui vantagens no ensino-aprendizagem na educação infantil, pois contribui para desenvolver a imaginação das crianças, porém, sempre com cuidado por parte dos professores. Tal mediação pedagógica necessita materializar-se no sentido de ensinar as crianças a verem TV de forma refletida e crítica, sempre com a ajuda dos pais juntamente com os professores ajudando tanto a criança, como os pais e educadores a identificarem os bons e os maus programas a serem introduzidos na educação infantil.
Ademais, com o uso da televisão em sala de aula, os professores possibilitam aos alunos, acesso a vídeos educativos que sugerem temas e atividades. Vários programas , vídeos, filmes, documentários podem ser introduzidos em sala de aula por intermédio da televisão para aprofundar conteúdos e para discutir valores e comportamentos com as crianças. É necessário, entretanto, o cuidado na seleção desses programas antes de serem expostos. Utilizar a televisão como recurso educativo entre outras mídias, possibilita o trabalho dos conteúdos de forma lúdica, incentivando os alunos a participarem com entusiasmo, facilitando a compreensão dos assuntos.
Assim, entende-se que a utilização da televisão na educação infantil traz a possibilidade de transformar aquilo que é abstrato, para a criança em algo concreto. Promover a utilização da TV como recurso pedagógico, é fazer com que a escola tenha a possibilidade de fornecer este material, afinal hodiernamente é mais fácil conseguir uma TV do que outros recursos tecnológicos, principalmente em escolas públicas, que possuem poucos recursos. Utilizar os programas infantis como forma educativa para estimular o aprendizado e o pensamento crítico desde cedo, ajuda a formar adolescentes e adultos críticos e questionadores, ou seja a escola estará ensinando as crianças a como absorver de forma correta a programação exibida. O uso da TV é um grande aliado na educação infantil, entretanto o papel do professor é fundamental e não deve ser substituído.
Para Adorno (1995, p.76) a TV no contexto de formação cultural, pode não ter uma função formativa, pois contribui para a disseminação de sistema de ideias, ou seja, uma das desvantagens da televisão é que ela pode acabar prejudicando a criança se ela não for utilizada de forma correta dentro das salas de aula. A falta de formação dos professores para lidar com a TV dentro da sala de aula, pode ser um dos pontos negativos do uso dela. Mesmo com toda a facilidade em utilizar a televisão, no contexto educacional, encontra-se uma lacuna que é a dificuldade dos professores em manusear de forma didática e pedagógica. E quando não utilizada de forma correta, com um planejamento do educador, pode causar sérios prejuízos as crianças, e estas podem crescer de forma cada vez mais precoce.
É essencial que os professores estejam preparados para usar a televisão em sala de aula, na seleção do que será exposto e como o objeto será conduzido no ambiente. É interessante ressaltar a necessidade de selecionar o que será exposto, pois existem programas ou determinados desenhos que sem que percebamos, exibem ações, frases, palavras, entre outros, que conduzem valores distantes do que os educadores querem passar aos alunos e os tratam a realidade de maneira simplista ou equivocada. Quando a televisão é usada corretamente em sala de aula, ela leva a resultados gratificantes. No entanto, assim como ela proporciona pontos positivos, com certeza ela trás pontos negativos. Atualmente a mídia expõe às crianças programas que não são recomendados para a sua idade. Os próprios desenhos hoje são de violência, onde a criança só tira imagens ruins e valores negativos.
Dessa forma, é imprescindível que os professores atuem de forma eficiente em sala de aula, em ação conjunta com os pais e de forma interdisciplinar no uso de tal recurso no ambiente escolar e familiar. Quando a TV é usada em sala de aula somente para agradar as crianças, passando filmes, desenhos, imagens que eles gostam por centenas de vezes, sem mudar o repertório de conhecimento dos alunos, torna-se perda de tempo e uma armadilha no processo de ensino e aprendizagem.
“As propostas de atividades com o uso do Vídeo e da TV foram aplicados aos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Dalila Schmidt em Cruz Alta- RS. A faixa de idade dos alunos é de 4 e 5 anos. A forma de utilização adotada é o vídeo como sensibilização conforme os pressupostos sustentados por Moran (1995). Desta maneira, para realizar as atividades foram selecionados o tema Meio Ambiente, sua importância e incentivo a preservação. Foram trabalhados: a água, os animais, a floresta e a poluição. Para cada temática foi escolhido um vídeo para introduzir o assunto.” ( Relato da metodologia utilizada na atividade realizada na escola Dalila Schmidt pela aluna do curso de Mídias na Educação da Universidade Federal de Santa Maria Viviane Bueno exibida no artigo “A TV e o vídeo na educação infantil: trabalhando o meio ambiente na Escola Municipal de Educação Infantil Dalila Schmid”.
TEIXEIRA, Anaildes Delmagro, 2010. A Televisão na Educação Infantil. Acesso eletrônico: https://www.webartigos.com/artigos/a-televisao-na-educacao-infantil/35613/
BUENO, V., OLIVEIRA, M. A. F. A TV e o vídeo na educação infantil: trabalhando o meio ambiente na Escola Municipal de Educação Infantil Dalila Schmid. Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. Acesso eletrônico: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/688
Acesso eletrônico: https://novaescola.org.br/conteudo/1398/usar-a-tv-na-educacao-infantil-sem-proposito
MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
Acesso eletrônico: https://m.monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/uso-tv-video-na-educacao-infantil-olhares-sobre-as-dificuldades.htm
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
Acesso eletrônico: https://www.webartigos.com/artigos/a-televisao-na-educacao-infantil/35613