O terreno onde estão situadas as ruínas localiza-se na orla do Lago Paranoá, na Asa Norte e, apesar de serem conhecidas popularmente como "ruínas da UnB', as fundações da antiga ESG não estão em terreno pertencente a universidade. Vizinhos ao terreno, também estão localizados o Iate Clube de Brasília, sede do IBAMA e algumas residências privadas, como observa-se no mapa de situação ao lado.
Legenda:
1- Instituto Central de Ciências - UnB
2- IBAMA
3- Centro Olímpico - UnB
4- Casa do Estudante - UnB
5- Iate Clube de Brasília
Mapa de Situação
Um dos pontos de atenção a serem trabalhados nesta proposta é a integração do terreno com as vias de acesso e ciclovias a fim de facilitar a conexão ao terreno. Atualmente, as vias SMI Trecho 2 e SCEN Trecho 2 poderiam permitir o acesso as ruínas caso não tivessem sido interrompidas abruptamente. Devido a descontinuação das vias, não há nenhum ponto de onibus ou ciclovias próximas ao terreno das ruínas.
Será necessário, portanto, propor a conexão entre essas duas vias, com o objetivo de formalizar e viabilizar o acesso público ao local. Com a conexão das vias será possível também propor a continuidade conexão das ciclovias bem como a inserção de novos pontos de ônibus.
A vegetação presente no local é majoritariamente vegetação expontânea que tomou conta das ruínas, no entorno há uma pequena presença de massa arbórea e áreas consideraveis de cerrado remanescente.
A presença de vastas áreas de cerrado no entorno sugere a recuperação da vegetação nas áreas degradas com o objetivo paisagítico bem como ambiental, visando também beneficiar a fauna local.
Em Brasília é predominante o clima Tropical de Altitude, que é caracterizado por apresentar dois períodos distintos ao logo do ano: quente-úmido, de outubro a abril; frio-seco, de maio a setembro.
A análise da carta solar nos permite identificar maior incidência solar no oeste e leste, devendo ser considerado atenção a este ponto caso a proposta venha a implementar edificações no terreno.
A carta solar de Brasília também nos traz o dado de que ao longo de todo o ano não há grandes variações de luz direta durantes os meses. A luz direta do Sol surge por volta das 6h e se intensifica as 9h, sendo das 13h as 15h os horários mais críticos quanto a incidência de luz solar direta.
Os ventos predominantes ao longo de todo o ano advém do leste, proporcionando benefícios de conforto ao usuários da orla oeste do lago devido a relação de transporte da umidade advinda do lago através dos ventos oriundos do leste.