Quando tomamos a decisão de construir devemos saber que junto com ela ganharemos um conjunto de responsabilidades que nos acompanharão até o finalização da construção. São detalhes que estão entrelaçados e que devem funcionar juntos para que não ocorra imprevistos e problemas durante a obra e sua casa resulte como você realmente esperava. Claro que a construção de uma casa envolve vários pontos importantes mas podemos destacar alguns deles que merecem atenção especial e que podem facilitar muito o transcurso de sua obra. Anote nossos conselhos de o que levar em conta na hora de planejar a construção da sua casa!
Este deve ser um dos primeiros passos da sua construção. Buscar profissionais capacitados para começar a dar forma a seu sonho. A contratação de um engenheiro ou arquiteto para plasmar suas ideias no papel, aportar opiniões e sugestões para desenvolver o projeto ideal para sua casa é fundamental. Da mesma forma, para dar início a construção, é preciso contar com uma equipe de profissionais capacitados, com boas referências e experiência comprovada para não ter surpresas e garantir um bom serviço.
Esta passo está diretamente ligada com a etapa anterior. Ou seja, com a ajuda dos profissionais já será possível ter um projeto em mãos, dimensionado de maneira adequada e de acordo com suas vontades e necessidades, e começar a traçar todo o planejamento da sua obra. O planejamento deve ser baseado no orçamento que você tem disponível e contemplar todas as etapas da obra como pesquisa de preço, compra de material, quantidades, documentações e prazos de execução. Podemos dizer que o projeto e o planejamento servirão como um guia durante todo o processo de construção e devem ser seguidos à risca para evitar contratempos.
Uma impermeabilização bem feita será a garantia de que problemas futuros com infiltrações ou umidades serão evitados. É uma etapa importante que deve ser realizada de maneira minuciosa contemplando alicerces, estruturas, áreas externas expostas aos intempéries e áreas internas que estarão em contato direto com a água.
É algo que também deve ser contemplado ainda na fase do projeto mas que vale a pena mencionar aqui. O dimensionamento das estruturas deve ser bem calculado para evitar problemas futuros com rachaduras, trincas e fissuras. Assim como a excelente distribuição do espaço, ou seja, planejando os cômodos de maneira que favoreça a circulação, a iluminação e a ventilação natural.
Calcular corretamente a quantidade de materiais para sua obra é importante tanto para seu bolso quanto para o bom desenvolvimento do projeto. Portanto, tire medidas dos ambientes e, com a ajuda de sua equipe de profissionais, realize os cálculos pertinentes para cada tipo de material. Tenha em mente que alguns materiais como cerâmicas e revestimentos merecem atenção especial. Sempre garanta uma margem de 10% de produto a mais como segurança, já que as peças podem quebrar durante a execução e a compra de uma nova quantidade de lotes diferentes podem apresentar diferença de cor ou até mesmo sair de linha nas lojas ocasionando um grande problema estético em seus ambientes.
Fonte: Ana Camila Vieira