Os forros de gesso são bonitos, estão em alta na decoração e conferem um visual elegante para a casa. Sem contar que eles escondem imperfeições, disfarçam vigas e permitem embutir uma iluminação especial. O material ainda permite a passagem de tubulações de ar, água, eletricidade e ar condicionado.
Essas são algumas das vantagens do forro de gesso. Porém, antes de decidir instalar esse tipo de forro na sua casa, é importante conhecer mais a fundo o material, os tipos de gesso disponíveis no mercado e as vantagens e desvantagens.
Acompanhe a gente nesse post que iremos esclarecer todas as suas dúvidas e, ainda, te apresentar projetos encantadores de forros de gesso.
Existem dois tipos de forros de gesso utilizados em projetos residenciais: o forro em placas e o drywall. E não se engane achando que gesso é tudo igual. Muito pelo contrário, os dois tipos são bem diferentes entre si e possuem uma diferença grande de preço também.
Confira a seguir cada um deles e veja qual se encaixa melhor no seu projeto:
O forro em placas é o mais conhecido, contudo ele demanda mais tempo para a instalação e faz mais sujeira que o drywall para ser colocado. Contudo, uma das suas vantagens é que ele costuma ser até 50% mais barato do que o drywall.
Esse tipo de forro é formado por placas de gesso encaixadas uma na outra. Para se obter um alinhamento perfeito, é importante contratar mão de obra especializada.
O forro em placas confere um acabamento mais bonito e lisinho que o drywall, porém ele não é indicado para residências que sofrem com mudanças constantes de temperatura ou oscilações na estrutura, pois eles tendem a trincar e rachar por conta da dilatação inerente ao material.
Mais pesado que o drywall, mas em contrapartida não suporta muito peso. Outra desvantagem desse tipo de forro é que ele pode apresentar manchas de mofo ou marcas amareladas com o tempo.
O forro de drywall é mais caro, isso não tenha dúvida. Mas se você avaliar o custo-benefício desse tipo de forro verá que ele pode ser a melhor opção.
O forro de drywall é composto por grandes placas de gesso revestidas por um papel acartonado. Pela sua espessura fina, o forro de drywall permite que você ganhe área útil nos ambientes.
Uma das grandes vantagens do forro de drywall é sua rápida instalação. A colocação desse forro é mais simples, fácil e não gera tanta sujeira. O drywall, ao contrário do forro em placas, não sofre com os efeitos da dilatação, podendo ser instalado em qualquer tipo de ambiente.
Outra vantagem é que o drywall confere um controle melhor de temperatura e um bom isolamento acústico. As instalações elétricas e hidráulicas se adaptam melhor nesse tipo de forro.
A dica é: se você tem um espaço pequeno e deseja gastar pouco, o forro em placas provavelmente é a melhor opção. Contudo, se a área a ser coberta pelo forro é grande e você busca agilidade e funcionalidade, opte pelo drywall, mesmo que ele pese mais no seu bolso.
Vantagens
Desvantagens
– Mais utilizado em ambientes com dimensões menores onde a menor risco de dilatação, é um forro feito com placas de gesso de 0,60 X 0,60cm encaixadas uma a uma por um sistema de macho e fêmea com fixação de tiro e arame galvanizado.
– O forro de gesso acartonado é o mais utilizado hoje em dia. Apesar de ter um custo mais alto que o convencional, as vantagens que o acartonado proporciona valem a pena. Citamos como exemplo: Evita os problemas de trinca e amarelamento, muito comum do gesso convencional e pode ser aplicado em qualquer área independente da dimensão.
Além disso o forro de gesso acartonado pode ser de dois tipos:
– Aramado (FGA): Esse é o mais utilizado, consiste em rebaixamento com painéis de gesso acartonado 0,60×2,00m fixo na laje através de tiro arame galvanizado.
– Estruturado (FGE): Utilizado mais em áreas onde não há laje e sim telhados. Este consiste em aparafusamento de painéis em gesso acartonado em uma estrutura de aço galvanizado feita independente do telhado, pois é própria para suportar peso e permitir seu trabalho mecânico (dilatação).