Quando pensamos em construir uma casa o primeiro método que nos vem à cabeça é o convencional, em alvenaria. Mas já faz algum tempo que essa história mudou e a busca por outros métodos construtivos vem aumentando a cada dia. Dentre os materiais mais buscados para substituir a alvenaria está a madeira que vem despertando o interesse de muitas pessoas que pretendem construir uma casa. Hoje falaremos sobre esses dois métodos construtivo e trazemos uma comparação entre eles para facilitar sua escolha.
As casas em alvenaria são aquelas construídas com insumos como cimento, água, tijolos cerâmicos ou blocos de concreto e representam a escolha mais comum no Brasil. As paredes construídas com tijolos não exercem função estrutural o que torna necessário a criação de vigas e pilares afim de sustentar o conjunto da construção. Por uma questão cultural é um tipo de obra pela qual as pessoas mais simpatizam e sentem segurança para construir moradias unifamiliares.
As casas de madeira são caracterizadas por serem construções pré-fabricadas, ou seja, todos seus componentes são produzidos previamente em galpões industriais e posteriormente transladados para montagem no canteiro de obras. Esse tipo de casa também pode contar com paredes internas construídas em alvenaria com tubulações e instalações elétricas embutidas. São vendidas em forma de modelos padrões prontos ou podem contar com modelos desenvolvidos de forma personalizada.
O fato é que não existe uma construção melhor do que outra e sim aquela que se adapta melhor às suas expectativas e necessidades. Se você pretende construir e está em dúvida se deve investir em uma casa em alvenaria tradicional ou em uma pré-fabricada de madeira saiba que existem alguns fatores que podem ajudar a orientá-lo durante a escolha:
Fonte: Ana Vieira