Oi, tudo bem?

Outro dia, enquanto escrevia na máquina de escrever que achei no armário da minha mãe, fiquei pensando: será que a tecnologia é só um monte de códigos e telas piscando? Ou será que ela também tem a ver com as escolhas que fazemos todos os dias?

Foi assim que Os Códigos de Sofia começou. Aqui, a gente conversa sobre tecnologia de um jeito diferente – sem complicação, sem fórmulas prontas, mas cheio de histórias. Porque tecnologia não é só coisa de laboratório ou de grandes empresas. Ela está nos aplicativos que usamos, nas músicas que ouvimos e até nas conversas que temos.

Nas minhas cartas, conto sobre o que aprendo no dia a dia. Moro no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, e daqui vejo a cidade toda se movendo, cheia de telas, conexões e algoritmos tomando decisões. Mas será que essas decisões são justas? Será que todo mundo tem as mesmas oportunidades nesse mundo digital? Como a gente pode fazer a tecnologia trabalhar a nosso favor, sem que ela tome decisões por nós?

Não tenho todas as respostas – e nem quero ter. O que mais gosto é fazer perguntas, porque são elas que fazem a gente enxergar o mundo de outra forma. Você já parou para pensar como uma inteligência artificial sabe o que sugerir para você? Ou por que algumas pessoas veem certas notícias e outras não?

Aqui, a ideia é essa: trocar experiências, compartilhar descobertas e entender que a tecnologia não é só sobre máquinas, mas também sobre pessoas. Espero que minhas cartas façam você pensar um pouquinho diferente. E se quiser, me escreva de volta. Quero saber o que você pensa sobre tudo isso.

Com carinho,
Sofia