O "Trenzinho Magnético" é uma experiência simples, entretanto envolve diversos conceitos de Eletromagnetismo. Consiste num dispositivo que movimenta-se sozinho dentro de um solenoide.
Todo fio percorrido por uma corrente elétrica gera um campo magnético no sentido perpendicular à sua corrente. O solenoide (“mola”) formado por diversas espiras forma uma espécie de bobina. Quando os ímãs das extremidades tocam o solenoide é formado um “eletroímã” (ímã formado pelo campo magnético) com polo Norte e Sul.
De acordo com a Ilustração 1, o polo norte do eletroímã atrai o polo sul do ímã que se aproxima. Por outro lado, o polo sul do eletroímã repele o polo sul do ímã conectado à pilha, fazendo um movimento contínuo no “Trenzinho Magnético".
O mesmo princípio vem sendo utilizado nos trens balas dos quais levitam em seus trilhos e são impulsionados por superimãs e grandes bobinas que alteram seu campo magnético automaticamente. Apesar do alto custo para serem implantados tornam-se eficazes em razão da pouca manutenção e a sua rapidez.
Ilustração 1: Sentido do Trenzinho