Materiais
· 1 Transistor 2N2222
· 1 LED
· 1 Bateria 3V
· Fio de cobre esmaltado (encontra-se em qualquer bobina em sucata de eletrônicos)
· 1 Tesoura
· Durex
Montagem
· Enrole 12 voltas;
· Deixe um laço de 10 a 15cm;
· Continue enrolando mais 12 voltas, totalizando as 24 voltas;
· Raspe cada ponta da bobina para retirar o esmalte.
Seu transmissor de energia sem fio está pronto!
Aproxime as bobinas. Caso não acenda, gire uma das bobinas, pois o LED passa corrente apenas em um único sentido, pois é um diodo (LED = Diodo Emissor de Luz).
Teoria
Baseando-se na Lei da indução (Faraday), sabe-se que ao movimentar um ímã nas imediações de uma espira condutora se produz uma força eletromotriz induzida na espira. A existência de uma força eletromotriz (e) sobre um circuito fechado causa uma corrente elétrica na espira.
Mas onde está o ímã?
A bobina conectada à bateria forma um eletroímã, pois todo fio condutor percorrido por uma corrente elétrica gera um campo magnético. Neste caso o ímã é eletromagnético. Por outro lado, a movimentação de um ímã próximo a uma espira gera um campo elétrico.
Mas onde está o movimento, se o Led acende mesmo parado?
Esse movimento está oculto. Está sendo feito pelo transistor que tem a função de alternar a corrente e/ou desligar e ligar o circuito muito rapidamente.
Processo semelhante de passagem de corrente sem contato (wireless) acontece dentro de transformadores de energia (transformador de voltagem, fontes, carregadores, etc) dos quais podem reduzir uma tensão ou ampliá-la.