Participantes
A proposta buscou instigar a singularidade coletiva em prol da arte e da cultura propondo que a criatividade fosse explorada por meio de uma criação visual (desenho, pintura, bordado e etc) com inspirações das obras de arte das exposições que acontecem no Centro de Cultura Ordovás realizados pela Unidade de Artes Visuais.
As exposições para a inspiração das criações e/ou releituras, foram visitadas digitalmente pela plataforma da UAV DIGITAL e se transformou também além da participação da comunidade como um todo, em atividade de sala de aula. A escola Caminho do Saber, através do professor de arte, Rafael Dambros, participou do projeto envolvendo mais de 200 alunos.
A coordenara da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho, cita um trecho de Leonardo Brant, que para ela define a importância e o papel de projetos como estes serem ocupados, absorvidos e trabalhados pela cidade: "Uma arte livre e democrática não tem a ver apenas com a liberdade de criação dos artistas e com a manutenção de espaços de expressão dessa liberdade. Tem a ver, sobretudo, com o estímulo e o desenvolvimento da capacidade artística do cidadadão, com a conquista de sua autonomia e independência, permitindo-o escolher e definir seus próprios referenciais estéticos, éticos e identitários, frente à enxurrada de informações e mensagens subliminares, presentes em todos os tipos de arte, do cinema à publicidade, passando pelas paisagens urbanas e pelos ritos e ritmos da vida cotidiana, que nos permite viver sem pensar, sem sentir, sem olhar. Precisamos formar artistas. Não artistas de profissão (isso é escolha de cada um). Precisamos criar cidadãos capazes de ler, de compreender o sentido mais profundo da vida, de encontrar este sentido nas atitudes mais simples. De viver e conviver com ética e verdade."
O projeto EDUCTATIVO CONVIDA foi criado e desenvolvido pela equipe da Unidade de Artes Visuais, com intuito de abranger o EDUCATIVO para além das visitações presenciais das escolas, explorando o formato digital neste período da pandemia do novo coronavírus, ampliando também, para a comunidade como um todo.
* Leonardo Brant é pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br