Coro Municipal


O Coro Municipal de Caxias do Sul atua desde 1975 promovendo a cultura em Caxias do Sul. Por meio de seus cantores e regentes, através dos seus vários espetáculos e concertos, o grupo busca aproximar ainda mais o público dos compositores, arranjadores e das obras. O Coro Municipal já viajou por diversos países da América do Sul e da Europa, organizou e participou de encontros internacionais e criou projetos de produção e divulgação da música coral, dividindo palcos com diversos artistas e grupos.

Em junho de 2017 teve sua reorganização, com troca de regente e audição para cantores. Atualmente dirigido pelo Maestro Renato Filippini, o Coro Municipal apresenta quatro concertos permanentes e itinerantes: o Concerto Brasileiro, o Concerto Sacro, o Concerto do Amor e das Vontades e o Concerto das Estações, que já foram prestigiados por centenas de pessoas da comunidade caxiense. O Coro Municipal de Caxias do Sul está vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

Concerto Brasileiro

O Coral Municipal de Caxias do Sul estreou na Teatro Municipal Pedro Parenti, no dia 10 de setembro de 2017, o CONCERTO BRASILEIRO. No programa, que mostra o frevo e o maracatu, a canção e o samba, o grupo interpreta composições de clássicos como Ernesto Nazareth, afro sambas famosos de Baden Powel e Vinícius de Moraes, o folclórico de Duda e Capiba além de outras peças populares de João Bosco, Aldir Blanc, Milton Nascimento e outros nomes da MPB.

O Concerto Brasileiro é itinerante, levado a vários locais de Caxias do Sul, como Pontos de Cultura e outros centros comunitários.

Direção: Maestro Renato Filippini

Programa

1. VERDE MAR - Duda e Capiba

2. BOI BUMBÁ - arranjo de Roberto Ricardo Duarte

3. BREJEIRO - Ernesto Nazareth

4. VASSOURINHAS - Matias da Rocha e Joana Batista

5. EU SEI QUE VOU TE AMAR - Tom Jobim

6. TREM DO PANTANAL - Geraldo Rocca e Paulo Simões

7. LINHA DE PASSE - João Bosco e Aldir Blanc

8. CANTO DE OSSANHA - Baden Powell e Vinícius de Moraes

9. BERIMBAU - Baden Powell e Vinícius de Moraes

10. CANÇÕES E MOMENTOS - Milton Nascimento

11. ISTO AQUI / AQUARELA - Ary Barroso

Concerto Sacro

Em contraponto ao CONCERTO BRASILEIRO, um programa mais leve formado por música popular brasileira, o CONCERTO SACRO apresenta obras compostas especialmente para coro, em sua maioria a oito vozes, por compositores considerados expoentes por seus estilos e importância histórica.

São treze obras que incluem nomes como Palestrina, Gabrieli, Monteverdi, Lotti, Bruckner e Barber e também contemporâneos como Javier Busto, Ola Gjeilo, Eriks Ešenvalds e Eric Barnum.

Todas as obras são em latim e em sua maioria a cappella ( sem acompanhamento instrumental ) oferecendo ao público uma profunda viagem pela história da música sacra, digna de respeito e veneração.

O CONCERTO SACRO teve sua estreia em junho de 2018 e, assim como o CONCERTO BRASILEIRO, é itinerante. Já foi apresentado em várias igrejas católicas e templos anglicanos, luteranos e batistas.

Direção: Maestro Renato Filippini

Programa

01 - RORATE CAELI _ gregoriano / anônimo

02 - SICUT CERVUS _ Giovanni Pierluigi da Palestrina - 1525-1594

03 - PATER NOSTER _ Jacob Handl ( Gallus ) - 1550 - 1591

04 - JUBILATE DEO _ Giovanni Gabrieli - 1557 - 1612

05 - CHRISTUS FACTUS EST _ Felice Anerio - 1560-1614

06 - CANTATE DOMINO _ Claudio Monteverdi - 1567 - 1643

07 - CRUCIFIXUS _ Antonio Lotti - 1667 - 1740

08 - OS JUSTI _ Anton Bruckner - 1824 - 1896

09 - AGNUS DEI _ Samuel Barber - 1910 - 1981

10 - O MAGNUM MYSTERIUM _ Javier Busto - 1949

11 - UBI CARITAS _ Ola Gjeilo - 1978

12 - O SALUTARIS OSTIA _ Eriks Ešenvalds - 1977

13 - ADORAMUS TE, CHRISTE _ Eric William Barnum - 1979

Concerto do Amor e das Vontades

O amor é um sonho real, uma saudade, uma presença, uma cena.

O amor é um querer, uma extensão do entendimento humano, um ato de compreensão, um crer em si e no outro ou naquilo outro, um desejar o bem.

O amor é a vontade que confirma o valor de alguém ou de algo.

O amor é querer estar preso por vontade.

O Concerto do Amor e das Vontades do Coro Municipal de Caxias do Sul é uma composição de obras extraordinárias, com as quais compositores contemporâneos comprovam sua sensibilidade e delicadeza.

São poemas musicados de excelentes escritores que nos trazem profundas sensações e sentimentos que a ausência nos reserva como herança aos tempos que a presença nos enriqueceu. catorze obras vocais de vários compositores e em diversas línguas _ algumas escritas para coro e piano _ todas nos mostrando a linha tênue entre o que a gente quer e o que a gente tem. E o que a gente não tem.

O CONCERTO DO AMOR E DAS VONTADES estreou em novembro de 2018 no Teatro Municipal Pedro Parenti

Direção: Maestro Renato Filippini

Programa


01 - STEMNING - Olof Wilhem Peterson-Berger ( 1867 - 1942 )

02 - THE BLUE BIRD - Sir Charles Villiers Stanford ( 1825 - 1924 )

03 - STARS - Ēriks Ešenvalds ( 1977 )

04 - BALLADE TO THE MOON - Daniel Elder ( 1986 )

05 - DIRAIT-ON - Morten Johannes Lauridsen ( 1943 )

06 - TEN THOUSAND MILES - Ralph Vaughan Williams ( 1872 - 1958 )

07 - AZULÃO - Jayme Ovalle ( 18941955 )

08 - BLACK IS THE COLOR OF MY TRUE LOVE'S HAIR - Stuart C. Churchill (1907 - 1999)

09 - THE SEAL LULLABY - Eric Whitacre ( 1970 )

10 - ONLY IN SLEEP - Ēriks Ešenvalds (1977)

11 - HEARTH SONG - Frank Ticheli ( 1958 )

12 - LET MY LOVE BE HEARD - Jake Runestad ( 1986 )

13 - MAE-E - kentarō Satō ( 1981 )

14 - THE CHOIR INVISIBLE - Brenda C. Kayne

Concerto das Estações

O Concerto das Estações reúne três importantes nomes da música vocal: Luca Marenzio, Daniel Elder e Astor Piazzolla. No repertório selecionado, o Coro apresenta obras nas quais os compositores buscaram mostrar as sensações e estados emocionais que as diferentes estações do ano podem nos proporcionar. Luca Marenzio ( 1553 - 1599 ) nos traz, em três madrigais, a exuberância da primavera nas suas cores, como um renascimento da natureza, de novos amores, da vida. Já o compositor contemporâneo Daniel Elder ( 1986 - ) trata na sua obra intitulada Three Nocturnes ( Três Noturnos, para coro e piano ) o êxtase das noites de verão: o céu estrelado, uma balada para a Lua e uma canção de ninar. O compositor argentino Oscar Escalada adapta para vozes e piano, em arranjos complexos, as famosas Quatro Estações de Buenos Aires ( Cuatro Estaciones Porteñas ), originalmente escritas por Astor Piazzola para seu conjunto instrumental.

Na interpretação destes três compositores, o Coro Municipal mostra em suas performances sua flexibilidade, já que as obras exigem técnicas vocais completamente diferentes. As obras são acompanhadas pelo pianista Wagner Duarte Maciel e tem na regência o Maestro Renato Filippini.

O CONCERTO DAS ESTAÇÕES estreou em outubro de 2019 no Teatro Municipal Pedro Parenti.

Programa

LUCA MARENZIO (1553 - 1599)

Già Torna

Spuntavan Già

Cantava la più vaga Pastorella

DANIEL ELDER (b. 1986) _ Three Nocturnes

Lullaby

Ballade to the Moon

Star Sonnet

ASTOR PIAZZOLLA (1921 - 1992) _ Cuatro Estaciones Porteñas

Primavera Porteña

Verano Porteño

Otoño Porteño

Invierno Porteño

(arr. Oscar Escalada)