Visando maior integração entre escolas e o Centro de Cultura, o projeto educativo tem como objetivo articular ações e estratégias que valorizem e estabeleçam diálogos entre: o patrimônio histórico e cultural do Ordovás, os públicos visitantes e as diversas linguagens artísticas, ampliando a formação de público para atividades culturais o oportunizando contato e diversos aprendizados nos ambientes do Centro de Cultura. Por meio de visitas mediadas e oficinas para estudantes e educadores, as unidades desenvolvem ações que buscam despertar o interesse pela arte e cultura, bem como uma construção colaborativa dos saberes, através da convivência com seus públicos.
No seu primeiro ano, o projeto educativo atendeu a mais de 1000 alunos de 14 escolas através de atividades como visitas mediadas ao memorial à Cantina Antunes, visita as galerias de arte e AMARP, cinema e oficinas. O projeto educativo conta com a colaboração dos departamentos Unidade de Artes Visuais, Unidade de Dança e Sala de Cinema, cada um contribuindo com atividades, visitas e oficinas destinadas aos alunos, turistas e grupos que desejam vistar o Centro de Cultura Ordovás.
A educação não termina na escola. Além de atividades com escolas e crianças em idade escolar, o projeto Educativo do Ordovás busca trabalhar com a comunidade num todo. Esse projeto de expansão iniciou em 2019 com as Rodas de Conversa com antigos funcionários da Cantina Antunes, moradores do bairro e filhos de antigos funcionários, e agora cresce ainda mais com o projeto de criação inspirado nas exposições virtuais disponíveis no site da UAV Digital. Neste projeto, todos são convidados a se expressar criativamente e enviar seu trabalho à UAV Digital para montarmos uma exposição com esses trabalhos, não há restrições de material ou faixa etária.