Após o estudo dos assuntos previstos para Estatística e Probabilidade, este jogo tem a proposta de fixar estes conteúdos trabalhando com as noções de gráficos, tabelas, incidência de acontecimentos.
No estudo da ocorrência de eventos, o jogo: Apostando se apresenta como um material importante para a fixação ou introdução desse conteúdo, já que com o uso de baralhos e dados o aluno terá que pensar na ocorrência dos eventos propostos pelo educador.
Quem não gosta de um chocolate? E mais ainda para se estudar Matemática?
Por isso, este jogo se apresenta com o chocolate M&M em que os alunos devem analisar questões da probabilidade utilizando inicialmente as frações, espaço amostral e construindo gráficos.
A Estatística estuda a frequência de certos acontecimentos ou situações. Por isso, este jogo tem o objetivo de classificar "coisas", analisar as quantidades e construir um gráfico trabalhando com a frequência/repetição do que aparecem.
Nessa proposta envolvendo dados tem como objetivo classificar resultados de eventos como "pouco prováveis", "muito prováveis", "improváveis" e "impossíveis", assuntos os quais são previstos pela BNCC.
Às vezes nos perguntamos como posso ensinar probabilidade para os meus alunos, com apenas dois dados podemos desenvolver várias propostas. Neste material apresentamos 4 jogos com dois dados para analisar resultados e trabalhar as noções da Probabilidade.
Pensando no desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística nos Anos Iniciais, este material contém algumas estratégias metodológicas para um período maior de tempo que podem ser desenvolvidas em sala de aula, como o aniversário, como está o tempo, entre outros.
O mosaico Truchet pode ser utilizado para a exploração do princípio da contagem, área das figuras e figuras planas.