Turismo Ovar

Parque Ambiental do Buçaquinho

O Parque Ambiental do Buçaquinho inaugurado a 25 abril 2013 ocupa uma área de 24 ha de floresta protegida, de grande valor ambiental e com uma biodiversidade rica ao nível da fauna e da flora. Contempla um pinhal, seis lagoas, uma cafetaria, parque infantil, jardim de plantas aromáticas, torre e posto de observação da avifauna, espaço multimédia e Centro de Educação Ambiental.


Igreja de Válega

A Igreja da Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores. O patronato da igreja pertenceu a mãos privadas até ao ano de 1150.m Desde essa data até 1288 foi o Mosteiro de São Pedro de Ferreira. De 1583 a 1833 foi propriedade do Bispo e da Sé Catedral do Porto. A Igreja da Válega encontra-se na sua localização actual desde meados do séc. XVIII. A Válega situa-se a 6,5 km da cidade de Ovar e merece, sem dúvida

Museu Casa

A Ordem Terceira de São Francisco, como assim foi designada internacionalmente, até à promulgação da Regra de Paulo VI (24 de Junho de 1978), foi ereta em Ovar no dia 3 de Dezembro de 1660, resultado da missão de Frei Luís de São Francisco (Ordem dos Frades Menores do Convento de São Francisco do Porto) que pregou na Igreja Matriz de Ovar em 1659. Esteve ligada ao convento do Porto, até 1779. Em 1780 adquiriu uma casa, de rés-de-chão, na Rua da Graça (atual Rua Gomes Freire), tendo esta sido profundamente alterada ao longo dos séculos. Originalmente, destinada a arrecadar as alfaias da Ordem, foi ponto de depósito de muitas peças da paróquia, confrarias e particulares, sendo inaugurada como Casa-Museu de Arte Sacra no dia 17 de Fevereiro de 1973.