Gastronomia Lisboa

1. Ameijoas à Bulhão Pato

Raimundo António de Bulhão Pato (1828-1912) foi um homem polivalente: escritor, poeta e político. Mas, por ironia do destino, ficou mais conhecido como gastrónomo e pelas receitas que criou: a mais famosa é a receita de Amêijoas à Bulhão Pato, mas também criou pratos de lebre, perdiz e cherne. Aprenda a cozinhar um dos mais apetecíveis pratos de marisco portugueses: amêijoas à Bulhão Pato.

2. Bacalhau à Brás

A sua origem, consta, deve-se a um taberneiro de Lisboa, de seu nome Braz (ou Brás), que misturou bacalhau desfiado, batatas fritas e ovos mexidos. Talvez seja pela facilidade com que se pode preparar, é uma das receitas de bacalhau mais populares em Portugal.

3. Bife à Marrare

António Marrare, cidadão napolitano, fixou-se em Lisboa no final do século XVIII, onde foi dono de vários cafés. O primeiro situava-se junto ao Teatro de S. Carlos, os outros abriram no Cais do Sodré, no Chiado e na Rua dos Sapateiros, todos foram pontos de reunião da melhor sociedade lisboeta.

4. Pataniscas de Bacalhau

As pataniscas de bacalhau são um daqueles pratos que ficam bem com tudo, e que pode ser servido com batatas, arroz, massa e legumes, sem perder o devido destaque. Essa versatilidade, o sabor delicioso e a rapidez da preparação tornam esta receita uma das mais queridas das famílias portuguesas, algo que acontece desde há gerações.

5. Fava Rica (sopa)

Até ao início do século XX esta sopa era vendida, pelas ruas de Lisboa, por mulheres que apregoavam em voz cantada “Fava Riiiiiica!”. Fava-rica era uma sopa muito apreciada pelas classes populares por ser um alimento muito nutritivo, devido ao seu alto teor de proteínas. O termo culinário fava-rica designa a «fava seca, que, depois de cozida, é refogada com azeite, alhos e pimenta» (Dicionário da Língua Portuguesa, Academia das Ciências de Lisboa).