Mapeamento da evasão nos cursos de Física e Matemática: um estudo aplicado ao IFPB – CG (2018)

O projeto "Mapeamento da evasão nos cursos de Física e Matemática: um estudo aplicado ao IFPB – CG" foi aprovado por meio da Chamada Nº 01/2018 - Interconecta - Edital de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Resumo

O projeto teve por objetivo compreender a problemática da evasão no ensino superior, em particular nos cursos de Licenciatura em matemática e física do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande. Para tanto, foram enviados questionários online para um total de 218 alunos evadidos entre os anos 2013 e 2018, buscando-se detectar e esclarecer quais motivos ocasionaram a evasão discente no período. Identificou-se que a dificuldade de conciliar trabalho e estudo foi o motivo de ordem pessoal que mais contribuiu para a saída do curso, sendo apontado por 37,5% dos evadidos. Entre os fatores internos, aquele que mais influenciou na decisão de evadir-se envolve questões referentes ao professor e às práticas pedagógicas (especialmente no tocante à didática e à avaliação utilizada), sendo indicado por 7,3% dos respondentes. Por fim, o item insatisfação com o mercado de trabalho da profissão escolhida foi apontado por 4,2% dos entrevistados como o fator externo mais decisivo para o abandono do curso.

Resultados e publicações

  • Artigo no prelo: "A evasão discente no contexto dos cursos de licenciaturas em matemática e física do IFPB- CG" - Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, 2020.


  • Doação de livros para o Campus CG no valor de R$ 969,76.

Equipe

Coordenação/orientação: Aparecida da Silva Xavier Barros

Orientação: Weidson do Amaral Luna

Discentes: bolsista: Alexsandro Santos de Figueiredo; voluntários: Davi Alves Nascimento; Edilma Ferreira da Silva; Felipe de Sousa Santos; Franklin José Almeida; Lucas da Silva Souza