A prática de pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática do Campus Campina Grande – PB (2016)

O projeto "A prática de pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática do Campus Campina Grande – PB" foi aprovado por meio do Edital N° 01/2016 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBICT - Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande - PB.

Resumo

A pesquisa é apontada como componente importante ao trabalho e à formação de professores. Este projeto objetivou refletir sobre como as atividades de pesquisa estão sendo vivenciadas por licenciandos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática de uma instituição do Estado da Paraíba. Tratou‐se de uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), onde foram utilizados os seguintes procedimentos de levantamento de dados: análise documental, questionário com dados sociodemográficos (idade, sexo, escolaridade, religião, etc.) e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os interlocutores da pesquisa foram quatorze discentes dos cursos citados. Concluiu‐se que as experiências com pesquisa durante a licenciatura podem propiciar o desenvolvimento de aprendizados importantes, portanto precisam ser cada vez mais incentivadas e apoiadas pelas instituições formadoras.

Resultados e publicações

  • O artigo "A pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática" foi publicado na Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 36, p. 42-49, ago. 2017.

http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1272/702

Equipe

Orientação: Aparecida da Silva Xavier Barros

Discentes participantes: Hallyson da Silva Pinto (bolsista); Júlio César de Queiroz Silveira (voluntário)