Disseminação

A Unesco observa que, apesar dos avanços em promover a liberdade de imprensa na última década, 455 jornalistas foram mortos entre 2016 e 2021.






Os materiais aqui incluídos foram produzidos pelos alunos, professores e Equipa Biblioteca Escolar e recolhidos em sites e instituições como: DGE; RBE, SeguraNet, Unesco, Poynter Institute, International Fact-Checking Network, EAVI, MediaSmart e SIC.

O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2022 associou-se ao 10.º aniversário da criação do Plano de Ação da ONU sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade que defende que “sem liberdade de expressão, e particularmente a liberdade de imprensa, é impossível uma cidadania informada, ativa e engajada”

Unesco 2022

Infelizmente, o destaque mantém-se na atual impunidade que sublinha a falta de investigação e resolução de crimes contra jornalistas. Um problema sério que deverá ser contemplado na políticas de proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos dos países em termos globais.


Folheto informativo entregue aos alunos e às famílias durante o mês de Setembro e Outubro 

Na atual sociedade do conhecimento importa promover a reflexão acerca das potencialidades das novas tecnologias no desenvolvimento das diversas competências e literacias. 



A informação e a comunicação, com destaque para os Media, ocupam um lugar central nas nossas vidas por isso é fundamental o acesso a informação fidedigna e objetiva, os dias de guerra que vivemos refletem tal urgência, sendo por vezes considerado uma questão de vida ou morte.


Esperamos, com este conjunto de recursos em atualização permanente, estimular a aprendizagem e o desenvolvimento de literacias e competências que colocam em foco os Media e os seus profissionais. 



Para saberes mais aqui



Para saberes mais aqui

Para saberes mais aqui