Pivots 2022-2023

Na atual sociedade do conhecimento importa promover a reflexão acerca das potencialidades das novas tecnologias no desenvolvimento das diversas competências e literacias. 

A literacia dos media (media literacy) reúne as tradicionais literacias da leitura, da informação e do digital, aperfeiçoando-as ao contexto do leitor deste século XXI. Neste sentido, a educação para os Media e a promoção do pensamento crítico faz parte das responsabilidade das instituições educativas, como é a Biblioteca Escolar.



A informação e a comunicação, com destaque para os Media, ocupam um lugar central nas nossas vidas por isso é fundamental o acesso a informação fidedigna e objetiva. Em tempo de crise pós- Covid19 agravada pelo conflito com a Rússia, tal pode ser considerado uma questão de vida ou morte.


Aqui reunem-se vídeos, filmes, documentários, questionários, jogos, desafios partilhados com os alunos e a comunidade educativa. Este site será ainda duplamente enriquecido: i) pela participação ativa e crítica de alunos, em particular da NS Team  ii) pela colaboração dos professores de TIC e do Curso Multimedia da Escola Secundária do AEGN.


Esperamos, com este conjunto de recursos em atualização permanente, estimular a aprendizagem e o desenvolvimento de literacias e competências que colocam em foco os Media e os seus profissionais. 


Projeto eTwinning NewStories Channel Europe com França, Grécia, Escola Gomes Teixeira, Porto e Agrupamento Escolas São Martinho do Campo, Santo Tirso