Na Trilha do Patrimônio Industrial 

Visitas Mediadas

O projeto "Na Trilha do Patrimônio Industrial - Visitas Mediadas" oferece uma oportunidade única para explorar e compreender a história industrial de Caxias do Sul através de visitas guiadas aos seus ricos patrimônios históricos.

Desenvolvido para proporcionar uma experiência enriquecedora para estudantes, professores e a comunidade em geral, o projeto apresenta um roteiro cuidadosamente elaborado, abrangendo diversos patrimônios industriais da cidade.

Detalhes das Visitas:

Duração: Aproximadamente 3 horas

Formato: Presencial

Capacidade: 35 participantes por visita

Inscrição: Prévia, via plataforma Sympla, conforme agenda

Mediação Especializada:

As visitas serão mediadas por Ana Paula de Almeida, historiadora e diretora da Arquivos e Acervos, responsável pelos acervos da Randoncorp, Marcopolo e Soprano. Ana Paula compartilhará seu conhecimento e expertise sobre o patrimônio industrial de Caxias do Sul. Em alguns momentos, teremos a participação de convidados especiais.

Participe e vivencie a rica herança industrial de Caxias do Sul, entendendo sua importância para o desenvolvimento da região.

O projeto “Na Trilha do Patrimônio Industrial - Visitas Mediadas” é uma realização da Doutoranda Ana Paula de Almeida, com financiamento da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul por meio do Financiarte 2023 e a produção cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural. 

 Espaços de Visitação

Pátio da Estação

Sociedade Vinícola Riograndense e Vinícola Cooperativa Caxiense, atualmente conhecido como Pátio da Estação, com a sua revitalização, preservou os antigos prédios, mantendo detalhes da obra original. O local reúne em um só lugar gastronomia, entretenimento e história.

Pátio Eberle

O complexo da Metalúrgica Eberle S/A foi tombado pelo Patrimônio Histórico e totalmente revitalizado, após um minucioso projeto que preservou sua arquitetura histórica. Atualmente conhecido como Pátio Eberle.

Moinho da Cascata

Moinho Germani S/A, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal desde 14 de novembro de 2002. Atualmente é conhecido como Centro Cultural Moinho da Cascata, onde funciona o Espaço Grupo Ueba Produtos Notáveis. 

Moinho da Estação

O Moinho Germani S/A, com área, hoje tombada, compreende cerca de 8 mil m², um conjunto de prédios onde funcionam um centro de lazer, cultura e serviços. A nova caracterização ocorreu a partir de um projeto de rearquitetura, no qual a preservação dos elementos originais foi combinado com um design mais moderno. Este projeto foi implantado pela família Tondo, que adquiriu a propriedade em 1977. Atualmente conhecido como Moinho da Estação.

Inkore 

São Pelegrino

Hoje o prédio da Cooperativa Vinícola São Victor, abriga a Academia Inkore Fitness São Pelegrino, mas a fachada em pedra e o portão de ferro esculpido são elementos que contribuem para preservar a história da Cooperativa.



FSG 

O complexo da Sociedade Vinícola Rio Grandense na década de 1950 - abrangia as ruas Os Dezoito do Forte e Dr. Augusto Pestana, onde hoje situa-se a sede da FSG - Faculdade da Serra Gaúcha e o Pátio da Estação. 

 

O objetivo deste projeto é oferecer um conhecimento profundo sobre a história industrial da cidade, promover reflexões sobre as memórias e experiências associadas aos patrimônios industriais e envolver diferentes segmentos da comunidade ao longo da visita mediada.

Roteiro dos espaços de visitação com duração estimada de 3 horas, incluindo trajetos de ônibus e a pé. 

Equipe

Ana Paula de Almeida

Pesquisadora e Mediadora

Arquivos e Acervos

Flor Nieto

Produtora Cultural

Lynch Cultural

Fabiana Ulian

Social Mídia

Márcia Pezzi

Contadora

Maria Gorete Laurindo

Produtora Executiva

Lynch Cultural

Dinâmica Conteúdo Inteligente

Assessoria de Comunicação

Local

Pátio da Estação

Embarque e desembarque no Pátio da Estação

Rua Olavo Bilac, 503 - Rio Branco, Caxias do Sul - RS, 95010-080 

 Dicas Importantes

A Visita Mediada ocorrerá mesmo com chuva. Se chover, traga o seu guarda-chuva.

Venha com calçado confortável.

Traga disposição e curiosidade.

Esteja preparado(a) para tirar fotos.

Compartilhe a experiência nas redes sociais.

Nos brinde com o seu depoimento.

Contamos com sua presença!