COMO INGRESSAR NOS CURSOS DA UTFPR 

O ingresso nos cursos da UTFPR é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC). E, desde 2023.2, a Instituição retomou seu processo seletivo do VESTIBULAR.

SISU

O processo de inscrição é realizado pelo estudante, exclusivamente pela internet, acessando o site http://sisu.mec.gov.br por meio de login e senha. 

A seleção é realizada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e inscritos no SiSU.  

Imagem da página do SISU. Fundo branco com destaque para um quadro verde onde está escrito: o candidato escolhe até duas opções de curso, é possível alterar suas opções durante as inscrições. Abaixo do quadro, está escrito: como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. No inferior da imagem, referência da imagem é o site do sisu.mec.gov.br

Para saber se você foi selecionado, é só acompanhar o resultado da 1ª chamada - que é publicado no site do SISU e no site da UTFPR.  

No site da UTFPR, fique atento ao edital de matrículas disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu . Nesse site, você terá acesso á uma série de informações sobre documentos e prazos que precisam ser conhecidos para que você consiga efetivar sua matrícula e garantir sua vaga.


COMO FAÇO PARA CONCORRER ÀS VAGAS DE COTISTAS?

As vagas de "Cotista" são reservadas a candidatos que comprovarem ter cursado todas as séries do Ensino Médio em escolas públicas. Na hora da inscrição no SiSU, o candidato simula a inscrição como cotista ou como Não Cotista e decide a melhor forma para seu caso.

As vagas de costas serão divididas em dois grupos, sendo o primeiro destinado a candidatos oriundos de famílias com renda bruta, comprovada, igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita, correspondendo a 50% (cinquenta por cento) das vagas de cotas e o segundo destinado a candidatos oriundos de família independente de renda (sem necessidade de comprovação), correspondendo ao complemento das vagas de costas. 

Estes dois grupos serão divididos entre o conjunto de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e os que não se declararam pretos, pardos ou indígenas. O conjunto dos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e o conjunto dos que não se declararam pretos, pardos ou indígenas serão divididos em subconjuntos de Pessoas com Deficiência e Pessoas sem Deficiência, de acordo com a Portaria Normava Nº 9 de 05 de maio de 2017.


Imagem de fundo amarelo com um fluxograma com as subdivisões das vagas de um curso por cotas. o fluxograma tem forma de pirâmide e possui 5 níveis que apresenta no topo, o total de 44 vagas e nos níveis abaixo, a subdivisão de cada um dos grupos de cotas. No 2º nível, dois retângulos. Um indicam 22 vagas alunos de escola pública e o outro, 22 demais vagas. O terceiro nível mostra que as 22 vagas de escola pública, se dividem por renda, sendo 11 para renda igual ou inferior 1 salário mínimo e meio per capita e as outras 11 para os demais. Cada uma dessas 11 vagas por renda se subdividem por raça, sendo 4 para pretos, pardos e indígenas e 7 para demais. O 5ºnível mostra que as 11 vagas por renda ainda se subdividem por PPI com deficiência e PPI sem deficiência, sendo 0 vagas para PPI com deficiência, 1 vaga para pessoa com deficiência baixa renda e 1 vaga para pessoa com deficiência sem baixa renda. A imagem mostra, ainda, na sua lateral esquerda, ma coluna em cor preta, com as palavras SisU, COTAS,UTFPR em destaque. Abaixo, otexto, Pública, gratuita e de qualidade. E abaixo, a logo do NAI.