produções e parcerias

Nesse espaço, apresentaremos resultados de trabalhos gerados por diferentes atores, grupos e instituições parceiras que, em em conjunto com o NAI, criaram ou adaptaram materiais, conteúdos e produtos de forma a torná-los mais acessíveis. Compartilhe!

TUTORIAIS SOBRE ACESSIBILIDADE NO ENSINO REMOTO

Iniciamos, no mês de julho de 2020, um projeto de extensão em parceria com o Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Estadual de Londrina, NAPNE do Instituto Federal do Paraná do câmpus Londrina e NAI da UTFPR do câmpus Cornélio Procópio. O objetivo do projeto é articular as diferentes IES, seus Núcleos de Acessibilidade, servidores e alunos, para o estudo e criação de conteúdo audiovisual sobre a acessibilidade no ensino remoto. Lançamos, no dia 15 de setembro, o canal Vídeos Acessíveis, no YouTube, com tutoriais em vídeos sobre Acessibilidade no Ensino Remoto.

Acesse o canal Vídeos Acessíveis ou selecione os vídeos de seu interesse nos botões de links abaixo.

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA E NORMAS PARA ATIVIDADES ACOMPANHADAS da UTFPR (lIBRAS E LEGENDA)

Apresentamos, aqui, o resultado do projeto de Protagonismo Estudantil da UTFPR desenvolvido pela aluna Fabiana Yamamoto do curso de Licenciatura em Química e orientado pela prof. Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadoria, integrante do NAI. O projeto, intitulado "Acessibilização de Documentos Institucionais da UTFPR para Alunos com Deficiência", foi contemplado pelo Edital 16/2019 – PROGRAD, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e desenvolvido em parceria com o prof. André Coneglian (DACHS UTFPR -LD) e com o Laboratório de Tecnologia Educacional, da Universidade Estadual de Londrina. Assim, disponibilizamos os seguintes documentos - em Libras e legendados:

  • Regulamento da Organização Didático-Pedagógica da UTFPR.

  • Normas para as atividades de acompanhamento domiciliar, abono de faltas, compensação de faltas para os cursos presenciais de nível médio e superior da UTFPR.

Acesse o canal Legislação Acessível UTFPR ou selecione os vídeos de seu interesse nos botões de links abaixo.


2. Atividades de Acompanhamento Domiciliar, Abono de Faltas, Dispensa de Frequência e Lançamento de Faltas para os cursos de Nível Médio e Superior da UTFPR - em Libras

capítulo de livro

Publicação do capítulo de Livro intitulado "ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE LONDRINA NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO E PROJETO DE EXTENSÃO", de autoria de Karen Ribeiro, Camila Harumi Sudo e Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori.

comissão de gestão de resíduos sólidos da utfpr de LONDRINA

A comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR de Londrina atua, desde 2012, na implantação e desenvolvimento da Coleta Seletiva Solidária, no câmpus. É uma comissão formada por docentes, técnicos administrativos e alunos. Juntos, desenvolvem uma série de ações com foco na formação e sensibilização das pessoas para atitudes conscientes e responsáveis, do ponto de vista ambiental. E, mais do que isso, trabalham em prol da melhoria da qualidade dos resíduos gerados no câmpus e doados às cooperativas de coleta seletiva parceiras. Uma de suas principais ações é a divulgação de conteúdos relevantes e atuais sobre o tema, em perfis sociais da comissão, como o Instagram e Facebook. Desde maio desse ano, em parceria com o NAI, a comissão iniciou o trabalho de acessibilização de seus conteúdos digitais:, descrevendo imagens e legendando seus vídeos. Conheça o trabalho dessa equipe, acessando o perfil da Coleta Seletiva da UTFPR de Londrina. Mais informações sobre a Comissão, acesse a página da Comissão no portal institucional.


imagem tem um borrão amarelo com a sobreposição do texto escrito Novidade: acessibilidade no mundo digital. A partir dessa semana todas as nossas postagens no instagram e facebook passarão a ter texto alternativo. Na parte inferior direita da imagem, há o boneco do resildo sorrindo de óculos escuros, a logo da comissão de resíduos sólidos de Londrina e o sele utfpr sustentável