Museu Virtual

Rochas e Minerais do Laboratório de Solos do Ifes – campus Itapina


Como exigência da Disciplina de Gênese e Morfologia do Solo, sob responsabilidade do Professor Leandro Glaydson da Rocha Pinho, os Graduandos em Engenharia Agronômica, turma 2017/2, desenvolveram o Catálogo de Rochas e Mineraisdo Ifes - campus Itapina e o Museu Virtual de Rochas e Minerais do Ifes - campus Itapina. No Museu Virtual de Rochas e Minerais os internautas encontrarão as imagens das rochas e minerais, o processo de formação e o nome da rocha; o nome dos minerais e fórmula química; o catálogo aprofunda nos temas. O tema aplicações no Agronegócio foi abordado de forma geral.

Rochas e minerais desempenharam um papel vital pré-histórica. Rochas como sílex, obsidiana e basalto foram usadas para fazer ferramentas, enquanto outras rochas e minerais foram moldadas em jóias. Atualmente as rochas e minerais são utilizadas como fonte de nutrientes minerais para as plantas, sendo aplicadas finamente moídas tanto como corretivo quanto como fertilizantes.

Este Museu contou com apoio Financeiro da FAPES através do projeto: Emprego de resíduos da extração de gemas e rochas translúcidas em confecção de luminárias associadas a plantas ornamentais.

LOCALIZAÇÃO