Data: c. 1705 1720
Origem: Inglaterra
Fabricante: ---
Tipo : leque de folha dobrável
Folha: papel litografado, aquarelado e decorado com pigmento metálico em algumas partes
Contra folha: papel pintado
Guarda: marfim de entalhe simples, com pequenas decorações douradas pintadas
Varetas: idem à guarda
Costelas: madeira
Arruela: madrepérola
Dimensões: 27,4 cm fechado
Este leque pode ser reconhecido como uma peça de propaganda politica devido aos símbolos presentes no mesmo. A cena representa uma anedota da corte medieval, que teria ocorrido no reinado de Henrique II da Inglaterra. Vemos o confronto entre a rainha Eleanor de Aquitânia e sua rival Rosamund Clifford, amante do rei Henrique. Conta-se que a rainha havia dado um ultimato à Rosamund ordenado que esta escolhesse entre a adaga ou uma taça de veneno, para dar fim à própria vida.
Sabe-se que Rosamund morava no Castelo de Woodstock, cercado por um jardim muito amplo cujo acesso era secreto e exclusivo do rei. Nas terras deste castelo, séculos mais tarde, seria construído o complexo do Palácio de Blenheim, em 1704.
Para entendermos a mensagem politica intrínseca neste leque, temos que conhecer a história da conflituosa relação de amizade entre a rainha Anne Stuart e sua amiga Sarah Churchill.
Anne e Sarah eram amigas desde 1675, e esta relação se tornou cada vez mais forte com o passar do tempo. Após a coroação de Anne, em 1702, Sarah recebeu muitos títulos de maior grandeza. Sarah era famosa por dizer à Anne exatamente o que pensava, devido à forte amizade entre ambas. Anne e Sarah trocavam cartas pessoais com pseudônimos desde a juventude, fato que continuou mesmo depois da coroação de Anne. Como uma hábil e feroz administradora, Sarah tinha controle sobre Anne, bem como suas finanças e selecionava quem teria acesso à rainha.
No no de 1704, depois da vitória do Duque de Malborough, esposo de Sarah, na Batalha de Blenheim (durante a Guerra de Sucessão Espanhola), Anne deu as terras do abandonado Castelo de Woodstock, para Sarah e o marido , como um premio por serviços prestados à Coroa. O castelo, que havia sido parcialmente destruído durante a Guerra Civil Inglesa, foi completamente arrasado e as pedras restantes foram usadas para a construção das fundações do Palácio de Blenheim, em suas proximidades.
Com o tempo as divergências politicas entre Anne e Sarah além das tentativas frustradas de influenciar a rainha por força de seu temperamento, foi afastando e enfraquecendo a amizade entre ambas, fato que culminou na destituição de Sarah dos cargos que ocupava na corte em 1711.
Desta forma diante dos símbolos apresentados podemos relacionar:
A vestimenta de "Eleanor" , ilustra as vestes reais de Anne Stuart;
A carta na mesa e o livro na mão da moça sentada, (Sarah), claro traço de sua influencia sobre a Rainha, bem como de seu intelecto;
A postura da "Rosamund", é semelhante à pose de um famoso quadro de Sarah Churchill, pintado nos idos de 1700
O castelo de estilo medieval na cena alude à Woodstock, arruinado para a construção de Blenheim, cuja obra foi um escândalo na época, pois foi financiado com dinheiro público;
Por fim a "escolha entre a adaga ou o veneno" pode ser interpretada pelas divergências entre Anne e Sarah, que chegaram à um ponto onde a rainha lhe deu um ultimato: politica x amizade.