Roda de conversa: Amizade entre Mulheres (IV Festival Audre Lorde, 2025);
Apresentação: Mapa de Cultura Lésbica no Brasil (II Sapiência - Festival de Cultura Lésbica, 2024);
Roda de conversa: Desfeminilidade para além da Aparência (II Sapiência - Festival de Cultura Lésbica, 2024);
Live: Como o Feminismo Afeta a sua Saúde? Autocuidado através dos estudos das mulheres (Canal Vida Veda, 2024);
Apresentação: Mapa de Lésbicas no Mercado de Trabalho (III Festival Audre Lorde, 2024);
Cinedebate sobre legado lésbico negro: A Mulher Melancia, de Cheryl Dunye (III Festival Audre Lorde, 2024);
Cinedebate sobre racismo na comunidade lésbica: Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira (I Sapiência - Festival de Cultura Lésbica, 2023);
Cinedebate sobre organização política feminista: Entre Mulheres", de Sarah Polley (Brejo das Flores, 2023);
Roda de conversa: Não-monogamia na Comunidade Lésbica (Brejo das Flores, 2023).
IV FESTIVAL AUDRE LORDE
O IV Festival Audre Lorde: Honrando o passado, tecendo o presente, criando futuros ocorreu entre os dias entre 18 e 27 de fevereiro de 2025. Foram oficinas, rodas de conversas, documentários, escritas e muitas formas de poetizar o que Audre nos ensina: a arte de viver e se fortalecer em comunidade. Unidas pela Coletiva Delta (@delta.coletiva), o Mulheres Lendo Juntas e Katyane Souza (@acordamenina.br) fizeram a roda de conversa "Amizade entre Mulheres", com o objetivo de trocar histórias, reflexões e experiências sobre o que significa ter mulheres ao nosso lado – e como isso transforma nossas vidas. Organização do festival: Oitava Feminista (@oitavafeminista) + companheiras autônomas.
O II Sapiência: Resistimos porque nos cuidamos e nos nutrimos ocorreu entre os dias 18 de agosto e 1 de setembro de 2024. Com o objetivo de promover encontros entre mulheres lésbicas e bissexuais com vivência lesbocentrada em todo o Brasil, o festival contou com diversas atividades híbridas e gratuitas, como oficinas, rodas de conversa, cine-debate, pedalada, dinâmicas repletas de poesias e uma discussão teórica super importante para nós: você acha que precisa ser lésbica para ser feminista?. O Mulheres Lendo Juntas realizou duas atividades: "Mapeamento de Cultura Lésbica no Brasil" e "Desfeminilidade para além da aparência", com Gabriela Moitinho. Organização do festival: Oitava Feminista (@oitavafeminista) + companheiras autônomas.
LIVE SOBRE FEMINISMO E SAÚDE
No dia 30 de maio de 2024, o Mulheres Lendo Juntas participou da live "Como o feminismo afeta a sua saúde? Autocuidado através dos estudos das mulheres", com Matheus Macêdo, do canal @vidaveda_.
III FESTIVAL AUDRE LORDE
O III Festival Audre Lorde: As mulheres redefinem a diferença ocorreu entre os dias entre 18 e 29 de fevereiro de 2024. Entre diálogos, oficinas e cinedebates gratuitos e on-line, celebramos vida, obra e legado da poeta, colocando em prática seus ensinamentos sobre cultura lésbica, construção de comunidades que celebram as diferenças e a escrita de si - tudo temperado com amor e fúria em abundância. O Mulheres Lendo Juntas realizou duas atividades: "Mapa de Lésbicas no Mercado de Trabalho" e "Cinedebate: A Mulher Melancia, de Cheryl Dunye (1996)", com Kim Freitas (@kimbalaie) e Laís (@laixxmo). Organização do festival: Oitava Feminista (@oitavafeminista) + companheiras autônomas.
I SAPIÊNCIA - FESTIVAL DE CULTURA LÉSBICA
O I Sapiência ocorreu entre os dias 12 e 31 de agosto de 2023. Com o objetivo de construir uma cultura lésbica que reverencie nossa existência no mês do orgulho e da visibilidade lésbica, o festival contou com diversas atividades híbridas e gratuitas, como oficinas, rodas de conversa, cine-debate, caminhada em várias cidades brasileiras, saraus, piqueniques e discussões muito importantes. O Mulheres Lendo Juntas realizou a atividade "Cinedebate sobre racismo na comunidade lésbica: Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira (2021)", com Juliana Caetano (@brejodasfro) e ativistas do @coletivoperseguidas. Organização do festival: Oitava Feminista (@oitavafeminista) + companheiras autônomas.
CINEDEBATE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA FEMINISTA: ENTRE MULHERES
No dia 16 de abril, o Mulheres Lendo Juntas realizou um Cinedebate Organização Política Feminista, com o filme Entre Mulheres, de Sarah Polley (2022), para discutir o significado e a necessidade de organização politica entre mulheres e quais estratégias tomar para efetuar isso.
O evento foi ocorreu de forma gratuita e presencial, em Salvador/BA, e contou com a participação de Juliana Caetano (@brejodasfro), Bruna Bastos (@bastosabruna), Kim Freitas (@kimbalaie) e Isabela Graton (@opessoalepolitico).
Sinopse do filme: Oito mulheres menonitas sobem num palheiro a fim de realizar uma reunião secreta. Elas estão fartas dos episódios de violência a elas impostos pelos homens da região. Elas têm 48 horas para decidir se calam, lutam ou fogem.
RODA DE CONVERSA SOBRE NÃO-MONOGAMIA NA COMUNIDADE LÉSBICA
No dia 28 de janeiro, o Mulheres Lendo Juntas e Juliana Caetano (@brejodasfro) fizeram uma roda de conversa gratuita e presencial em Salvador, Bahia, sobre não mono para mulheres lésbicas e bissexuais.
"Tomou chifre e tá com raiva? Vem discutir essa experiência com a gente. Quer ser marmita de casal? Vem. Acha que não monogamia é coisa de branca classe média? Vem. Tá com ciúmes pra p0rr@? Vem. Acha que não monogamia é daora? Vem."