Doutora e mestra em políticas públicas pela UECE, em estágio pós doutoral na UFPI, pesquisadora vinculada ao INCT participa, no eixo de confronto político, associada à ABCP, pesquisa nas áreas de ciência política e ciências sociais em eleições, organização partidária, gênero e política.
Formadora da ESMEC, Juíza de Direito há mais de 20 anos. MBA em gestão do Poder Judiciário. Ex juíza de Direito do TJBA.
Mestre em Direito (UNICHRISTUS) - Bolsista CAPES, Especialista em Direito e Processo Eleitoral (ESMEC), Graduada em Direito (unichristus) e Administração (UECE), servidora do TRE-CE, Chefe de Cartório da 117ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Membro da CPFem - Comissão de Participação Feminina do TRE-CE e Membro da CPEAMASD - Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação.
Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Ex-Presidente da Comissão da Mulher do IBDFAM - Ceará. Advogada especialista em direitos das mulheres e Mediadora de Conflitos. Ex Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará - SEJUS/CE. Coordenadora Geral do Curso de Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), sede Dom Luís. Professora responsável pelo Grupo de Pesquisa sobre Feminismo e Direito das Mulheres da Unichristus e da disciplina Direitos humanos e fundamentais. Mãe do Bento.
Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra-Portugal. Especialista em Direito Processual- Grandes Transformações pela UNISUL. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogada. Servidora pública federal lotada na Corregedoria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) (órgão de origem: Universidade Federal do Ceará). Docente do curso de Direito da UNICHRISTUS e da UNIATENEU. Avaliadora do INEP. Tem expertise na seguintes áreas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Internacional, Direito dos Refugiados, Ciências Políticas e Políticas Públicas.
Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará UECE, Bolsista FUNCAP, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Valência, Espanha, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES/MEC (2014/2025), Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará UFC (2019), Especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo USP (2012) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão UFMA (2006). Possui experiência como professora do ensino superior e como advogada cível. Foi assessora jurídica na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Fortaleza. Idealizadora do Clube de Leitura Democracia e Igualdade ativo no Instagram.
Juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Boa Viagem-CE e Juíza Eleitoral da 63ª ZE. Membro do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJCE e juíza laboratorista do LIODS TRE-CE. Mestranda na Unichristus.
É mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. É especialista em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. É especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade de Fortaleza. É Juíza de Direito titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Caucaia. Foi Juíza Substituta do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. É Coordenadora do Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. É palestrante e autora do livro "Mulheres, dominação e política: a cota eleitoral de gênero nas eleições municipais do Brasil", lançado pela Editora Dialética em 2023. É co-autora do livro eletrônico "Eleições Municipais 2020 - cenários, disputas e resultados políticos" publicado pela Edmeta Editora em 2021. É Juíza Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. É presidente da Comissão da Participação Feminina do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
É advogada especializada em Direito Eleitoral, com atuação voltada à consultoria jurídico-eleitoral, regularidade partidária, candidaturas e organização interna de partidos políticos. Integra a equipe da RV Advocacia, e é aluna da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP). Participa ativamente de eventos, congressos e debates acadêmicos voltados ao fortalecimento da democracia e à ampliação da participação feminina e de grupos sub-representados na política. Possui trajetória engajada em temas de representação política desde a juventude, com atuação em projetos legislativos e estudos sobre o sistema partidário brasileiro.
É advogada, atuante na área do Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito de Família. Possui graduação em DIREITO pelo Centro Universitário Christus (2017). Pós-graduanda em Direito Público Municipal pela UCSAL. Pós-graduanda em MBA em Gestão e Governança Pública pela UNIPACE. Experiência na Área de Direito Público, Gestão Pública, Tributos Municipais, Licitações e Contratos Administrativos.
Juíza de Direito titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapajé. Juíza Eleitoral titular da 41ª Zona Eleitoral do TRE/CE. Ouvidora da Mulher na Região Norte pelo TRE/CE. Presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE/CE. Curso de Especialização em Direito na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em nível Pós-Graduação Lato Sensu. Certificado Superior em Direito Francês e Europeu pela Université Panthéon- Assas, Paris II. Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2025). Especialização em Direito Penal pela Universidade de Fortaleza (2010). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2008). Integrante do Grupo de pesquisa em direito, sociedade e crítica da Universidade Federal do Ceará, atuando na linha de pesquisa Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Neoliberalismo - Perspectivas Críticas. Juíza Federal - Justiça Federal de Primeiro Grau no Ceará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processual Penal.
Doutoranda em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza, servidora efetiva do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, possui experiência na área do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Previdenciário e Gestão Pública.
Graduação no Curso de Bacharelado em Direito (UFC). Pós-graduação em Direito Público (UFC), Pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará; Pós-graduação em Direito Digital e Lei de Proteção de Dados do O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP; Advocacia militante desde 1999 com concentração em matérias ligadas a Direito Eleitoral, Cível, Administrativo e Municipal, Assessorias de Prefeituras e Câmaras Municipais nas áreas de Licitação, Contratos, Convênios e Defesas perante Tribunais de Contas dos Municípios, do Estado e da União.
Algumas funções exercidas: Coordenadora Jurídica da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará (2007/2008), assessora e consultora jurídica de campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais no Estado do Ceará (2000 a 2015), professora das disciplinas de Direito Eleitoral, Direito Urbanístico, Instituições do Direito Público e Privado e Criminologia junto a Universidade Federal do Ceará, Professora de Direito Eleitoral da Faculdade Farias Brito, Sócia-fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral – ABRADEP, membra da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE (2016/2018), membra da Comissão de de Defesa dos Direitos da Pessoa com deficiência da OAB-CE (2016/2018), membra da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE (2024/2025), membra da Comissão de Estudos Políticos da OAB-CE (2024/2025), membra fundadora do coletivo Mais Mulheres no Direito, Membra do coletivo Advogadas do Brasil, Coordenadora de Grupo de Trabalho sobre financiamento de candidatura de pessoas pretas e pardas, Professora de Curso de Formação Política da Fundação Teotônio Vilela, Facilitadora em Curso de Formação Política da Fundação Perseu Abramo, integrante do Black Sisters in Law, Integrante da Women in Law Mentoring.
Conselheira Diretora da Arce. Desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), de 2016 a 2024, onde foi Ouvidora Regional Eleitoral e Ouvidora da Mulher. Pós Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Ciências Políticas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa (ISCSP) e Mestra em Direito pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP). Especialização em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MINAS). Vice-presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais da Mulher (COJUM), representante da Justiça Eleitoral 2022/2024. Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral – COJE (2021/2023). Vice-presidente do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral – COPEJE (2017/2018). Advogada e Professora.
Juíza de Direito, juíza eleitoral da 22 ZE, contadora de histórias e idealizadora do projeto contando a justiça, presidente do cpcadi TRE-CE (Comissão de inclusão, diversidade e acessibilidade), professora da EJEC.
Mestre em Direito pela Unichristus. Especialista em Direito e Processo Tributário pela Unifor. Assessora jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Graduação em Serviço Social (Uece), graduação em Direito (Unifor), especialização em Serviço Social (UnB), mestrado em Direito Público (PUC Minas) e doutorado em Direito (Unifor). Estágio Pré-Doutoral no Departamento de Estudios Internacionales - Universidad Loyola Andalucía, Sevilla (2015-2016). Scholarship - Universidade de Zurique (2016). Atualmente, é servidora efetiva do Tribunal de Justiça do Ceará, lotada no Centro Especializado de Apoio às Vítimas da Comarca de Fortaleza, formadora credenciada na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), membra da Comissão Recursal de Heteroidentificação do TJCE, membra da Comissão de Políticas Judiciárias pela Equidade Racial (CPJER) do TJCE, professora convidada da Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, professora convidada do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pesquisadora do GP1 Ética e Justiça do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Enfam. Lecionou na Unifametro (graduação em Direito - 2017), na Faculdade Luciano Feijão (graduação em Direito - 2020-21), na Faculdade Cearense (especialização em Políticas Públicas e Seguridade Social - 2017-19), Esmec (especialização em Direito e Processo Constitucional e em cursos de formação continuada para magistrados/as - 2016-2022) e na Universidade Federal de Goiás (pós-graduação em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher para Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública - 2023-2024).
Advogada, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, Doutoranda em Políticas Públicas pela UECE. Nos últimos três anos, venceu o Prêmio Margarida de Boas Práticas em Equidade de Gênero; Prêmio Black Sisters in Law categoria Direitos da Mulher e o Prêmio Riomar Mulher na categoria Justiça e Cidadania 2025. É Pesquisadora, Consultora e atual Secretária Executiva dos Direitos Humanos do Estado do Ceará.
Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Advogada, ex-coordenadora do Mestrado e do Doutorado em Direito na UFC (2021-2022), ex chefe do departamento de Direito Público por dois mandatos. Professora de Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Teoria da Democracia da Universidade Federal do Ceará, na graduação e pós graduaçao (mestrado e doutorado) Visiting Research Scholar da Wirtschaft Universistat Vienna (2015 e 2016). Professora pesquisadora convidada da Faculdade de Direito da Universidade Paris Descartes (2017). Professora pesquisadora convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Firenze (2018). Professora visitante da universidade de Pisa (2023). Coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Ágora, educação para a cidadania: denúncia e esperança. Membro do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (ICEDE). Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB. Coordenadora da Área Acadêmica da Transparência Eleitoral Brasil. Membro da ABRADEP e do Instituto Parla. Integrante do Observatório de Violência Política contra Mulher.
Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2007 - Bolsa Capes/Prosup). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (2002). Pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIH/UFRJ). Analista Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, atualmente lotada na Coordenadoria de Assuntos Jurídicos e Correicionais. Autora da obra "Fictícias: candidaturas de mulheres e violência política de gênero" (Editora Radiadora, 2020).
Mestre em Direito (Unichristus). Especialista em Direito e Processo Administrativos (Unifor). Bacharel em Direito (Unifor). Advogada. Ocupa cargo comissionado de Articulador na Assessoria Jurídica da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará.
Atualmente Membro Suplente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (CEAWS) que formula análise de perseguições políticas históricas (1961-1979), contribuindo para a reconstrução da memória jurídica cearense. Membro de comissão de concursos estaduais: Metrofor, PM-CE, Sefaz, Seas e Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Fui membro suplente do Comitê Estadual de Políticas para População em Situação de Rua (CEPOP), que tornou-se Conselho em 2022.