Inspire-se com moocs já existentes
Conhecer os “cursos correlatos” ajuda a refinar a ideia inicial.
Conhecer os “cursos correlatos” ajuda a refinar a ideia inicial.
Você definiu a ideia inicial do seu MOOC, já tem uma noção das características requeridas para MOOCs e da influência da plataforma escolhida para ofertá-lo. Talvez tenha acabado de usar os padrões Enquadramento da ideia, Ser ou não ser um MOOC, Seleção da Plataforma de MOOCs mais adequada e Plataformas adjacentes.
Problema
Você quer propor um MOOC diferente, inovador e atrativo para estudantes, mas você não conhece o estado atual da produção de MOOC na sua área (ou no contexto do MOOC que irá ofertar).
Força
Solução
Tente se familiarizar com as cursos correlatos disponíveis nas principais plataformas de MOOCs, faça um mapeamento do contexto, compare com as definições já feitas para o seu MOOC e use os resultados obtidos para refinar o seu curso.
Ação
Identifique as principais plataformas de MOOCs disponíveis e faça uma busca por cursos na sua área, tentando identificar e mapear aqueles com conteúdo similar a sua proposta inicial. Para cada curso identificado, faça uma análise considerando alguns pontos: Curso, Plataforma, Ementa/conteúdo, Estratégia pedagógica utilizada (aprendizagem baseada em projetos, baseada em problemas, vídeos/fórum/questão de múltipla escolha, etc), Pontos positivos e negativos do curso na visão dos aprendizes, etc. Use os dados verificados para refinar o projeto inicial do seu curso (nome, conteúdo, estratégia pedagógica, etc).
Exemplos de plataformas: