Inspire-se com moocs já existentes

Conhecer os “cursos correlatos” ajuda a refinar a ideia inicial.

Você definiu a ideia inicial do seu MOOC, já tem uma noção das características requeridas para MOOCs e da influência da plataforma escolhida para ofertá-lo. Talvez tenha acabado de usar os padrões Enquadramento da ideia, Ser ou não ser um MOOC, Seleção da Plataforma de MOOCs mais adequada e Plataformas adjacentes.

Problema

Você quer propor um MOOC diferente, inovador e atrativo para estudantes, mas você não conhece o estado atual da produção de MOOC na sua área (ou no contexto do MOOC que irá ofertar).

Força

  • O número de provedores de MOOCs disponíveis no mercado (ex: Coursera, Veduca, Udacity, Future Learn, etc), bem como plataformas abertas que podem ser instaladas e usadas por qualquer indivíduo ou instituição (ec: Tim Tec, Google Course Builder, open edX), tem aumentado bastante. Isso tem impulsionado o desenvolvimento e oferta de MOOCs, seja por instituições de ensino, institutos de pesquisa ou empresas privadas. Como propor um curso diferente, inovador e que chame a atenção dos estudantes se você não conhece o estado atual da produção de MOOCs na sua área?
  • Conhecer o projeto de aprendizagem e as estratégias usadas por outros MOOCs pode ajudar a detalhar a ideia geral definida no padrão Enquadramento da ideia e trazer um diferencial para o seu curso.
  • Conhecer os pontos negativos dos cursos analisados, considerando a visão do público-alvo, também pode te ajudar a refinar a ideia geral do seu curso, para que avanços, inovações e estratégias diferentes sejam utilizadas.
  • Unicidade ou originalidade é reconhecida apenas por comparação.

Solução

Tente se familiarizar com as cursos correlatos disponíveis nas principais plataformas de MOOCs, faça um mapeamento do contexto, compare com as definições já feitas para o seu MOOC e use os resultados obtidos para refinar o seu curso.

Ação

Identifique as principais plataformas de MOOCs disponíveis e faça uma busca por cursos na sua área, tentando identificar e mapear aqueles com conteúdo similar a sua proposta inicial. Para cada curso identificado, faça uma análise considerando alguns pontos: Curso, Plataforma, Ementa/conteúdo, Estratégia pedagógica utilizada (aprendizagem baseada em projetos, baseada em problemas, vídeos/fórum/questão de múltipla escolha, etc), Pontos positivos e negativos do curso na visão dos aprendizes, etc. Use os dados verificados para refinar o projeto inicial do seu curso (nome, conteúdo, estratégia pedagógica, etc).

Exemplos de plataformas: